Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA: Caixa emite COMUNICADO IMPORTANTE

Banco emite comunicado importante a todos os seus clientes, em especial aos que contrataram ESTE empréstimo. Saiba mais na matéria.

A Caixa Econômica Federal emitiu um comunicado sobre o empréstimo do Auxílio Brasil, na última segunda-feira (7). A nota foi divulgada pela instituição financeira, após denúncias apontadas por uma reportagem do portal Uol.

A decisão de interromper o empréstimo foi uma das primeiras medidas da presidente do banco, Maria Rita Serrano, que tomou posse no início de 2023. Ela solicitou que fosse feita uma análise sobre a viabilidade do produto e os procedimentos que autorizaram sua operação.

Diante dos resultados obtidos, em março, a presidente decidiu encerrar os empréstimos concedidos pelo programa Auxílio Brasil. Assim, o produto não está mais incluído no catálogo de serviços da Caixa.

Empréstimo do Auxílio Brasil

A justificativa para o fim empréstimo foi a necessidade de sua revisão, assim como a garantia da legitimidade de todos os processos envolvidos na implementação do projeto. Para ela, o processo, que foi feito no período das eleições presidenciais do ano passado, era polêmico e poderia causar o endividamento de pessoas vulneráveis.

Em abril, Serrano criou uma auditoria interna para analisar as possíveis irregularidades no programa. O grupo também se reuniu em junho para avaliar a SIM Digital, uma outra operação de microcrédito.

Investigações no programa da Caixa

As operações do empréstimo durante o período eleitoral já estão sendo investigadas por entidades, como a Polícia Federal, o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Contas da União (TCU). Elas irão observar se houve descumprimento das regras estipuladas pela Controladoria-Geral da União (CGU) para o Auxílio Brasil.

A Caixa ressaltou seu comprometimento com as vistorias, com o objetivo de garantir justiça e transparência. O banco ainda afirmou que não compactua com práticas ilegais e que os envolvidos nas supostas irregularidades serão responsabilizados. A instituição concluiu declarando que se esforça para que todos os seus produtos e serviços estejam de acordo com as leis.

Imagem: Studio Romantic / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital