Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta importante para brasileiros que possuem celular Android

Usuários de celular Android precisam ficar atentos a essa informação! Leia agora esta matéria e fique por dentro.

O Brasil continua a ser um terreno fértil para ameaças cibernéticas, posicionando-se mais uma vez como um dos principais alvos internacionais, de acordo com o relatório “IT threat evolution Q1 2023” da Kaspersky Lab. As estatísticas indicam um aumento contínuo nos ciberataques direcionados a celular Android, principalmente no setor bancário.

Os dados para o primeiro trimestre de 2023 mostram que o número de ataques de Trojans bancários à plataforma Android aumentou 20%, com um total de 57.000 ataques registrados. Esse aumento substancial evidencia uma tendência preocupante de ataques a dispositivos móveis, com o Brasil a liderar a lista dos países mais afetados.

Por que crescem os ataques a celular Android no Brasil?

Fabio Assolini, diretor da Global Research and Analysis Team da Kaspersky para a América Latina, explica que a mudança para ataques focados em dispositivos móveis vem acontecendo há alguns anos.

Houve uma queda geral no número de ataques em todos os dispositivos em 29% no último ano. No entanto, este declínio foi compensado por um aumento nos ataques a dispositivos móveis, particularmente via Trojans bancários, durante o mesmo período.

Os trojans bancários são especialmente problemáticos no Brasil, sendo responsáveis por 60% de todo o malware gerado na América Latina. Sua função é coletar credenciais de contas bancárias, cujo uso posterior serve para realizar atividades fraudulentas. Para isso, utilizam diversos métodos, entretanto, os mais comuns são:

  • overlay, que insere um falso interface gráfico sobre o aplicativo legítimo com o intuito de roubar dados;
  • acesso remoto por um RAT ou via ATS, em que a transferência dos valores ocorre automaticamente, sem interação da vítima.

Entenda como se proteger

Com a crescente ameaça dos Trojans bancários, torna-se fundamental tomar medidas para proteger os dispositivos e as informações pessoais. Assolini sugere que os usuários tenham cuidado com o que clicam e instalam em seus smartphones.

“Um Trojan como esse pode ser distribuído por anexos de e-mail infectados, anúncios on-line maliciosos, engenharia social, apps piratas e sites fraudulentos. Com a quantidade de dados pessoais, senhas salvas e credenciais bancárias que guardamos em nossos smartphones, uma infecção pode ser devastadora”, explica Assolini.

Para consolidar a segurança pessoal, é recorrentemente recomendado o uso de softwares antivírus confiáveis, atualizações regulares do sistema e a instalação de aplicativos apenas de fontes confiáveis, como lojas de aplicativos oficiais.

Imagem: Rafapress/ shutterstock.com