Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA importante sobre cartões de crédito: você precisa estar ciente destas mudanças

Veja as principais mudanças que o Banco Central estabeleceu sobre o uso do cartão de crédito e do pagamento de faturas para 2024.

A partir de 2024, usuários de cartões de créditos precisam estar atentos às mudanças de uso do serviço. Isso porque o Banco Central realizou algumas alterações no limite de cobrança de juros, e também na possibilidade de portabilidade das dívidas.

Embora os cartões de crédito possam ser ferramentas úteis de economia, ajudando no acúmulo de pontos, milhas e até cashback, eles também podem se tornar uma armadilha financeira, especialmente se forem mal utilizados.

Entenda mais as mudanças no cartão de crédito

Cartões em cima de um teclado
Imagem: soumen82hazra / Shutterstock.com

Se você usa cartão de crédito, você pode se deparar com o pagamento rotativo. Este é um fenômeno que ocorre quando o titular do cartão não consegue pagar completamente a fatura do mês. Embora isso possa parecer uma solução rápida no início, as taxas de juros rotativas que cobram são muito altas.

Veja também: Regras atualizadas do CadÚnico para 2024: saiba o que muda

Para combater isso, o Banco Central do Brasil anunciou uma mudança. Dessa maneira, a partir de agora, as instituições terão um limite máximo de 100% na cobrança de juros no rotativo do cartão de crédito. Essa nova política entrará em vigor no dia 1º de Janeiro de 2024, o que significa que, a partir deste momento, a cobrança da dívida não poderá exceder o valor original da fatura.

Portanto, se um cliente tiver uma dívida de R$ 100 no cartão de crédito, por exemplo, o valor máximo que essa dívida alcançará, incluindo tarifas e encargos, será de R$ 200. Isso é uma forma de proteger o consumidor de cobranças abusivas que podiam acontecer com os juros rotativos.

Outras definições do Banco Central

Uma outra mudança notável é a introdução da portabilidade do crédito rotativo. A partir de 1º de julho do próximo ano, os bancos e instituições financeiras terão a obrigação de oferecer essa opção para seus clientes, permitindo que eles movam sua dívidas rotativas para um outro banco que possa oferecer melhores condições de pagamento.

O Banco Central anunciou essas mudanças por meio de sua conta no X (antigo Twitter). Mas não para por aí. As faturas dos cartões de crédito também passarão por mudanças significativas no próximo ano. A partir do dia primeiro de julho, também, as faturas do cartão de crédito precisarão apresentar informações de maneira mais claras e em detalhes.

Assim, destacando pontos como a data de vencimento, juros cobrados em caso de não pagamento integral, e o limite total de crédito. Por fim, como falamos acima, as mudanças previstas para 2024 no uso do cartão de crédito visam proteger os consumidores e tornar o sistema de cartão de crédito mais justo e transparente.

Imagem: soumen82hazra / Shutterstock.com