Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA URGENTE: seu CPF pode estar sendo utilizado por outras pessoas

Seu documento pode estar sendo usado. Conheça as plataformas de consulta e aprenda a monitorar seu CPF, com Serasa, SCPC e Banco Central.

Muito usado em transações cotidianas, o CPF, Cadastro de Pessoas Físicas, não é apenas um documento de identificação pessoal. Seja para realizar cadastros, abrir conta corrente ou mesmo para compras básicas, exige-se o número desse documento. No entanto, é imprescindível ter cautela com quem tem acesso a esse dado, para evitar ser vítima de apropriações fraudulentas.

Mas como identificar se há alguém utilizando suas informações financeiras ou se passando por você indevidamente com finalidade de obter vantagens? Pela internet, você pode ter acesso a serviços gratuitos de proteção de crédito e plataformas governamentais. Dessa forma, confira abaixo algumas dessas medidas preventivas.

Como saber se seu CPF está sendo usado por outros?

Homem realizando consulta no notebook
Imagem: Miha Creative / Shutterstock.com

Uma forma simples e prática para descobrir se o seu CPF está sendo utilizado por outras pessoas é por meio de serviços gratuitos de verificação. Assim, você pode consultar o Banco Central, SERASA, SCPC e até ferramentas como o Serasa Premium. Com eles, dá para ter um perfil completo da saúde do seu CPF.

Banco Central

O BC tem um sistema disponível ao cidadão chamado Registrato. O sistema disponibiliza todas as operações de crédito e relações com bancos e instituições financeiras associadas ao nome e CPF do cidadão. O acesso é fácil e pode ser feito periodicamente para garantir que nenhuma movimentação desconhecida ou abertura de contas foi realizada em seu nome.

Serasa e SCPC

Os sites da Serasa Consumidor e do SPC possuem funcionalidades que permitem a verificação da situação do seu documento. Na Serasa, além de verificar se seu CPF está regular, o site também informa se há dívidas ativas em seu nome. O SPC, por sua vez, realiza um levantamento semelhante, indicando se há alguma dívida associada ao seu nome.

Em ambas as plataformas, ao encontrar uma dívida desconhecida, o conselho é entrar em contato com a instituição responsável pela dívida e prosseguir com os meios de resolução da fraude.

Ferramentas para verificar o comércio ilegal na dark web

O Serasa Antifraude tem a capacidade de monitorar os dados do usuário na chamada dark web, um ambiente da internet popularmente utilizado para o tráfico de informações sigilosas. O serviço avisa ao usuário quando o CPF recebe uma consulta na hora de uma compra, ou quando há a abertura de uma empresa em seu nome, por exemplo.

Veja também:

Você está perdendo mais de R$ 1,6 mil por ano fazendo ISTO; entenda agora

Além desses, o SPC Avisa é um serviço que informa por e-mail ou SMS se alguma movimentação ocorreu em seu registro, como sua inclusão ou exclusão em algum banco de dados. Essas são algumas das formas que os cidadãos brasileiros têm para se proteger contra o uso indevido de seus dados e evitar fraudes.

Imagem: rafapress/shutterstock.com