Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ALERTA URGENTE sobre golpes por e-mail

Golpes também podem acontecer por email a partir do uso de ferramentas de inteligência artificial. Saiba mais!

No mundo cada vez mais digital em que vivemos, o perigo dos golpes por e-mail tem se tornado mais real e sofisticado. As mensagens de phishing, tentativas de fraude que buscam captar dados pessoais sensíveis, estão mais convincentes e custam a ativar os alarmes dos usuários. Nesse sentido, a inteligência artificial e softwares como o ChatGPT são problemas.

Phishing, consiste em um tipo de golpe onde os criminosos enviam mensagens com links ou arquivos maliciosos anexos nas mensagens que se parecem com as enviadas por empresas legítimas. Seu objetivo é instigar o usuário a clicar ou abrir o arquivo para obter informações confidenciais, como senhas e dados bancários. As informações são do Uol. 

Como a inteligência artificial pode estar ajudando os golpistas?

A inteligência artificial generativa, em especial o ChatGPT e o Bard, podem ser usadas para criar mensagens convincentes que parecem ter sido escritas por humanos para aplicar golpes por e-mail.

Veja também: O que muda com o novo salário mínimo? Confira

Segundo o chefe do Laboratório de Pesquisa da Eset América Latina, Camilo Gutiérrez Amaya, para o Uol, é como solicitar à ferramenta: “trabalho em um banco e preciso escrever um e-mail para convencer os leitores a acessarem uma página web para ganhar um prêmio”.

Além disso, com as ferramentas, agora, um e-mail traduzido do inglês para o português pode se tornar bastante convincente, quase indistinguível de uma mensagem legítima.

Cibercriminoso com parte do rosto coberta com capuz e máscara usando o computador para aplicar golpes, por trás dele há uma tela com códigos de programação.
Imagem: Grustock / shutterstock.com

Como evitar cair em golpes de phishing por e-mail?

Apesar do avanço dessas tecnologias e da sofisticação dos golpes, alguns sinais ainda podem ajudar a identificar tentativas de phishing. Sendo assim, é crucial prestar atenção ao remetente da mensagem, ao conteúdo do e-mail, à linguagem e ao tom utilizados. 

Além disso, verifique as informações oficiais das empresas e desconfie de mensagens com tom alarmista ou ofertas que parecem boas demais para ser verdade.

Imagem: Grustock / shutterstock.com