Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alta desenfreada da inflação gera preocupação global

A elevação da inflação não é apenas um problema do Brasil, e sim, do mundo. É dito isso, pois a alta superou os temas mais comuns, como a pobreza, a violência, e o desemprego. Em suma, a guerra entre a Rússia e a Ucrânia piorou a situação, e já está no mesmo nível de causas como as mudanças climáticas e educação. Sendo assim, se tornou o foco de preocupação global no mês de abril, segundo os dados do Instituto Ipsos.

É provável que você também goste:

Valor do Auxílio Brasil deveria ser maior por causa da inflação

Apenas Brasil e Turquia têm desemprego, inflação e juros de dois dígitos entre as grandes economias

Alta desenfreada da inflação gera preocupação global

Em suma, a alta dos preços foi citada por 32% dos 19 mil entrevistados em 27 países do mundo. Na sequência, está a pobreza e a desigualdade (31%), o desemprego (29%), crime e violência (25%), corrupção política e financeira (24%), saúde e impostos (ambos com 19%).

Com a inflação em 12% no Brasil, o país tem o 4º maior índice entre as grandes economias mundiais. O país é o único, do lado da Turquia, que tem a taxa de juros, inflação, e desemprego acima dos 10%. O conceito, que representa uma alta geral nos preços, e a redução do poder de compra da moeda, também afeta os países ao redor do mundo.

Já na Argentina, o índice está em 55%, enquanto que nos Estados Unidos, a inflação é de 8,5%, bem acima da meta de 2%. Holanda (9,7%), Espanha (8,4%), Zona do Euro (7,5%) e Reino Unido (7%) também se destacam de forma negativa.

Apesar disso, a inflação é o terceiro maior temor dos brasileiros, já que é citada por apenas 33% dos entrevistados. Antes disso, está a desigualdade social (41%), e a saúde (34%). Em quarto lugar, aparece a corrupção (32%), e a Covid (28%) em quinto.

Ademais, 79% dos brasileiros afirmam que a situação da economia do Brasil está ruim, e 70% diz que o país está no caminho errado, para resolver os seus problemas estruturais. Por outro lado, 21% dos entrevistados dizem que a economia do Brasil vai bem.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Maxx-Studio / Shutterstock.com