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Alteração que deixa moto barulhenta dá multa de R$ 195

Motociclistas devem ficar atentos, já que alteração que deixa moto barulhenta podem gerar uma multa que vai pesar no seu bolso

Os motociclistas que gostam de acelerar e fazer barulho nas ruas podem estar prestes a encarar um problema, principalmente quando se trata de alteração que deixa moto barulhenta. A questão gira em torno do ruído produzido pelos escapamentos de motos, fator que agora está no radar da fiscalização.

Segundo a legislação brasileira, os limites de ruído para motocicletas variam de 75 a 80 decibéis. Antes de vender uma moto no Brasil, os fabricantes precisam homologar o modelo junto aos órgãos competentes, garantindo que as motos saiam de fábrica atendendo a essas normas. Portanto, fazer alterações que não permitidas pela lei constitui infração de trânsito.

Quais as punições para a alteração que deixa moto barulhenta

A lei estabelece que conduzir veículo “com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante” é considerado infração de trânsito grave. Essa irregularidade é punível com multa no valor de R$ 195,23, além de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a retenção do veículo para regularização.

Prática comum entre motoqueiros pode gerar multa
Imagem: Vlad Linev / Shutterstock.com

“O problema é que as autoridades exigem que os fabricantes de motocicletas atendam às regras, mas não existem normas para os escapamentos vendidos no mercado de reposição”, afirma Sergio Oliveira, diretor-executivo da Abraciclo, associação dos fabricantes de motocicletas.

E a substituição do escapamento?

A legislação não proibe a substituição do escapamento, desde que estejam mantidas as características originais do equipamento em relação às emissões de ruídos e poluentes.

Contudo, o grande problema é que não existe uma certificação, como no caso dos capacetes, para os escapamentos de motocicletas.

Uma brecha na lei?

Para o diretor da Abraciclo, o ideal seria estabelecer um padrão de certificação para esses escapamentos não originais. Isso porque muitos dos escapamentos mais barulhentos são produzidos de forma quase que artesanal, sem seguir nenhuma norma técnica.

Esses produtos são vendidos na internet e em lojas de motopeças livremente, o que constitui uma brecha na lei.

Poluição sonora e ambiental

Além do problema do ruído excessivo, essas motos cujo escapamento é apenas o cano poluem mais. Isso ocorre porque tais veículos não têm catalisadores, exigidos por lei, para filtrar os poluentes.

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O desafio, agora, é garantir que as ruas sejam mais tranquilas e limpas, diminuindo o barulho e a poluição produzidos pelas motos.

Imagem: CarlosBarquero / shutterstock.com