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Alunos encontram dificuldades em receber no Pé-de-Meia

Alunos encontram dificuldades em receber no Pé-de-Meia. Entenda os desafios enfrentados e como superá-los para garantir o benefício.

Em Natal, Rio Grande do Norte, estudantes do ensino médio relatam dificuldades significativas para acessar o benefício do programa Pé-de-meia. A iniciativa, pensada para reduzir a evasão escolar e minimizar desigualdades, promete um bônus de matrícula de R$ 200, mas a realidade mostra um cenário de complicações e atrasos.

Alunos do Centro Educaional Senador Jessé Pínto Freire, de diversos bairros de Natal e regiões vizinhas, continuam à espera. O caso de José Mario, de 17 anos, ilustra bem a situação. Ele, que cumpre todos os critérios de elegibilidade do programa, enfrenta barreiras para acessar o aplicativo Caixa Tem. Impedindo-o de utilizar o benefício essencial para suas despesas com transporte.

Como o atraso no programa Pé-de-meia afeta a rotina dos estudantes?

A demora no recebimento do bônus de matrícula preocupa igualmente Vitória Natasha, de 18 anos, residente da zona Oeste de Natal. Para Vitória, o benefício seria um alívio não só para lidar com os custos de transporte público, mas também permitiria a compra de materiais didáticos e a alimentação adequada antes das aulas.

Jovem estudante com expressão feliz após receceber o Pé-de-Meia
Imagem: Reprodução / Governo Federal

O problema se estende para diversos estudantes, como é o caso de Alisson da Silva, também afetado pela demora no acesso ao aplicativo. Residente da zona Oeste, Alisson e sua família fizeram várias tentativas na tentativa de desbloqueio do benefício, sem sucesso. O bônus, que deveria auxiliar na cobertura de custos de transporte, torna-se uma fonte de ansiedade e incerteza para o futuro acadêmico do jovem.

O que dizem as autoridades sobre os atrasos no Pé-de-meia?

A situação evidencia falhas de comunicação e suporte aos destinatários do benefício. Tentativas de contato com o Ministério da Educação por parte deste veículo de comunicação para esclarecimentos sobre as razões dos atrasos e o percentual de alunos afetados no estado não obtiveram resposta até o momento da publicação desta matéria.

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Enquanto o impasse persiste, a preocupação entre os estudantes aumenta, pois o acesso ao benefício impacta diretamente sua capacidade de manter a frequência escolar e investir em recursos que auxiliam no aprendizado. Com os desafios adicionados pela pandemia e as restrições econômicas, a efetiva implementação de programas como o Pé-de-meia é fundamental para apoiar a educação e o desenvolvimento social dos alunos do ensino médio no Brasil.

Imagem: Leonidas Santana / Shutterstock.com