Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Americanas fecha parceria com o Google para oferecer uma melhor experiência aos usuários

A Americanas S.A. e o Google Cloud anunciaram uma parceria de longo prazo voltada à inovação; entend

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última sexta-feira (19), a Americanas S.A. e o Google Cloud, braço de tecnologias de nuvem do Google, anunciaram uma parceria estratégica de longo prazo voltada à inovação conjunta entre empresas.

Dessa forma, a iniciativa é pioneira no setor varejista no Brasil e tem o intuito de gerar novas oportunidades de negócios e ganhos de eficiência. Além disso, visa possibilitar ofertas mais personalizadas para cada cliente. Assim, a parceria irá ajudar a Americanas a ter estoques mais precisos em cada região.

De acordo com Márcio Cruz, CEO de plataforma digital da Americanas S.A., em entrevista ao Broadcast do Estadão, a ideia da parceria é entender “as pistas que o cliente dá para a empresa”.

Portanto, através dos dados que a plataforma abrange, aos poucos, é possível compreender em qual momento de vida aquele usuário se encontra e quais produtos farão mais sentido para ele. Dessa forma, a publicidade, sugestões e conteúdos enviados ao cliente serão mais adequados.

Hiperpersonalização

A meta com a parceria é alcançar a hiperpersonalização por meio do uso de dados. Ademais, com a Inteligência Artificial e a capacidade de aprendizagem dos algoritmos do Google Cloud, a Americanas S.A. irá habilitar uma análise de dados em tempo real. O que irá possibilitar mais agilidade onde a companhia já atua hoje.

De acordo com Marco Bravo, líder da Google Cloud no Brasil, as duas companhias assumiram compromissos financeiros, porém os valores não foram revelados. Assim, no caso do Google, o investimento visa o desenvolvimento de novas soluções com foco em negócios de varejo, para contribuir com a análise de dados para ter acesso a uma maior eficiência e conhecer melhor o cliente. Deste modo, a Americanas terá prioridade no uso dessas soluções.

Grande laboratório

Bravo afirma que, para a Google, há um interesse nesse tipo de acordo, já que a Americanas, com seus 53 milhões de clientes, se torna um grande laboratório para a companhia. Assim, a expertise de leitura e processamento de dados neste caso é positiva para o desenvolvimento de novos serviços.

Para a Americanas, o aprofundamento do uso dos dados que a empresa já detém deve beneficiar seu negócio. Pois, ao conhecer o perfil de clientes de uma região específica, há a possibilidade de adaptar o estoque das lojas daquela localidade. E, dessa forma, será possível efetuar entregas mais rápidas e baratas para quem comprar pela internet naquela região.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com