Anamaco Bank: lojas de material de construção lançam novo banco digital
A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com a gestora brasileira The Fortune One, de Sadao Isuyama e Marcos Costa, está lançando seu banco digital, o Anamaco Bank.
A instituição pretende, através do banco digital, atender as 114 mil lojas associadas, que juntas têm um faturamento anual que corresponde a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro – cerca de R$ 202 bilhões – além de empregarem cerca de 1 milhão de funcionários diretos.
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A The Fortune One, que montará toda a operação, repassará 10% do lucro líquido para a Anamaco. A gestora já constituiu uma instituição de pagamento (IP) e a intenção é conseguir também uma licença de sociedade de crédito direto (SCD). Enquanto isso não acontece, a associação oferecerá crédito via fundos de investimento em direito creditório (FIDCs). O plano é alcançar R$ 1 bilhão, dividido em contrato de R$ 100 milhões.
Projeto Piloto
A princípio o Anamaco Bank tem desenvolvido um projeto piloto com 500 clientes no interior do estado de São Paulo e aos poucos se expandirá para o resto do Brasil.
O banco também terá serviços presenciais através das 42 agências das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) distribuídas pelo Brasil. Além de oferecer atendimento presencial, também será feita a capacitação de funcionários das lojas de materiais de construção para oferecer produtos e serviços aos clientes.
Equipe gestora do novo banco
A equipe gestora do Anamaco Bank já conta com as seguintes pessoas:
- Marcos Costa – CEO;
- Sadao Isuyama – Chairman;
- Enivaldo Ramos Rocha – Diretor operacional;
- Cristiane Ramos – Diretora de comunicação e marketing.
O time ainda conta com Luiz Antônio Cardoso e Reinaldo Souza.
Diferenciais
O diferencial do novo banco, de acordo com Costa, será o produto de capital de giro via Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), que conta com carências e taxas diferenciadas, visando atender a necessidade dos lojistas associados.
Na segunda etapa de implantação, serão disponibilizados os seguintes serviços:
- Adquirência;
- Antecipação de recebíveis;
- CDC para cliente final;
- Crédito consignado privado para funcionários;
- Crédito pessoal;
- Microcrédito digital;
- Entre outros serviços.
“Quase 70% das lojas de material de construção são PMEs, e esse segmento não é bem atendido pelos grandes bancos. Vamos dar capital de giro para elas, e para as maiores vamos financiar a compra das indústrias , até importações”, diz.
“Se mesmo com pandemia, obras paradas e uma série de problemas nos últimos anos o setor fatura mais de R$ 200 bilhões, se não fosse isso esse faturamento seria muito maior. O setor é enorme, só que muito pulverizado, e existe uma demanda muito grande por crédito”, afirma.
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Imagem: Reprodução / Site Anamaco Bank