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Anamaco Bank: lojas de material de construção lançam novo banco digital

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), em parceria com a gestora brasileira The Fortune One, de Sadao Isuyama e Marcos Costa, está lançando seu banco digital, o Anamaco Bank.

A instituição pretende, através do banco digital, atender as 114 mil lojas associadas, que juntas têm um faturamento anual que corresponde a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) Brasileiro – cerca de R$ 202 bilhões – além de empregarem cerca de 1 milhão de funcionários diretos.

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A The Fortune One, que montará toda a operação, repassará 10% do lucro líquido para a Anamaco. A gestora já constituiu uma instituição de pagamento (IP) e a intenção é conseguir também uma licença de sociedade de crédito direto (SCD). Enquanto isso não acontece, a associação oferecerá crédito via fundos de investimento em direito creditório (FIDCs). O plano é alcançar R$ 1 bilhão, dividido em contrato de R$ 100 milhões.

Projeto Piloto

A princípio o Anamaco Bank tem desenvolvido um projeto piloto com 500 clientes no interior do estado de São Paulo e aos poucos se expandirá para o resto do Brasil.

O banco também terá serviços presenciais através das 42 agências das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) distribuídas pelo Brasil. Além de oferecer atendimento presencial, também será feita a capacitação de funcionários das lojas de materiais de construção para oferecer produtos e serviços aos clientes.

Equipe gestora do novo banco

A equipe gestora do Anamaco Bank já conta com as seguintes pessoas:

  • Marcos Costa – CEO;
  • Sadao Isuyama – Chairman;
  • Enivaldo Ramos Rocha – Diretor operacional;
  • Cristiane Ramos – Diretora de comunicação e marketing.

O time ainda conta com Luiz Antônio Cardoso e Reinaldo Souza.

Diferenciais

O diferencial do novo banco, de acordo com Costa, será o produto de capital de giro via Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC), que conta com carências e taxas diferenciadas, visando atender a necessidade dos lojistas associados.

Na segunda etapa de implantação, serão disponibilizados os seguintes serviços:

  • Adquirência;
  • Antecipação de recebíveis;
  • CDC para cliente final;
  • Crédito consignado privado para funcionários;
  • Crédito pessoal;
  • Microcrédito digital;
  • Entre outros serviços.

“Quase 70% das lojas de material de construção são PMEs, e esse segmento não é bem atendido pelos grandes bancos. Vamos dar capital de giro para elas, e para as maiores vamos financiar a compra das indústrias , até importações”, diz. 

“Se mesmo com pandemia, obras paradas e uma série de problemas nos últimos anos o setor fatura mais de R$ 200 bilhões, se não fosse isso esse faturamento seria muito maior. O setor é enorme, só que muito pulverizado, e existe uma demanda muito grande por crédito”, afirma.

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Imagem: Reprodução / Site Anamaco Bank