Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Antecipe a sua aposentadoria do INSS: veja como é conheça seus direitos

Quer saber como antecipar a sua aposentadoria do INSS? Então clique aqui e confira as informações que reunimos para você!

Nos dias atuais, a aposentadoria é um direito aguardado ansiosamente pela maioria dos trabalhadores brasileiros. O descanso merecido após anos de contribuição e trabalho árduo é um momento importante na vida de muitos.

No entanto, nem todos estão cientes de que é possível antecipar essa aposentadoria. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) permite, em algumas circunstâncias, que os trabalhadores consigam se aposentar com menos de 60 anos. Essa é a chamada aposentadoria especial.

O problema é que muita gente não sabe o que é preciso para obter a aposentadoria especial do INSS. Foi pensando nisso que nós criamos este artigo. Quer esclarecer essas dúvidas? Então fique por aqui e confira.

Saiba como funciona a aposentadoria especial do INSS

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

Para conseguir a aposentadoria especial, não basta apenas querer. É necessário cumprir alguns requisitos do INSS. Primeiramente, é necessário comprovar exposição a agentes que sejam nocivos para a saúde ou que afetem a integridade física do trabalhador. Além disso, é preciso ter entre 55 a 60 anos e ter feito 180 contribuições ao INSS.

A comprovação da exposição a agentes nocivos não se reduz apenas à descrição da profissão exercida. O que realmente importa é o grau de exposição que o profissional sofreu durante sua atividade laboral. Para tal comprovação, é necessário apresentar o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), um documento que é baseado em um laudo técnico de condições ambientais do trabalho.

Os trabalhadores que já contribuíam para o INSS antes da reforma de 2019 podem se valer das regras de transição para antecipar a aposentadoria. Para isso, é preciso atingir uma pontuação mínima que é a soma da idade com o tempo de contribuição. No entanto, isto apenas é válido para quem pode comprovar um tempo mínimo de trabalho com exposição permanente a agentes nocivos.

Profissões que possuem direitos

Diversas profissões têm potencial para expor os seus trabalhadores a graus de insalubridade e periculosidade que rendem direito à aposentadoria especial. No entanto, é importante notar que há diferenças conforme o grau de exposição e idade.

Por exemplo, algumas profissões que figuram como de insalubridade/periculosidade mínima necessitam de 25 anos de exposição mais 60 anos de idade para a concessão do benefício.

Por outro lado, profissionais expostos a graus moderados e máximos de insalubridade/periculosidade necessitam de 20 anos de exposição mais 58 anos de idade e 15 anos de exposição mais 55 anos de idade, respectivamente. 

Imagem: chayanuphol / Shutterstock.com