Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria 2024: quais documentos servem para comprovar tempo de trabalho rural?

Saiba quais documentos são essenciais em 2024 para comprovar seu tempo de trabalho rural na solicitação de aposentadoria.

Garantir a contagem do tempo de trabalho rural é crucial para muitos brasileiros que desejam se aposentar. A possibilidade de averbar o período rural no INSS permite que trabalhadores, mesmo aqueles que migraram para atividades urbanas, possam somar esses anos ao tempo necessário para a aposentadoria.

O trabalho em regime de economia familiar refere-se a atividades domésticas de pequeno porte. Nesse contexto, membros de uma família trabalham sem vínculo empregatício, visando garantir a subsistência do grupo. A Constituição Federal, em seu artigo 195, inciso III, § 8º, reconhece que, ao exercerem atividades nesse regime, sem empregados permanentes, os trabalhadores têm a opção de contribuir para a seguridade social, aplicando uma alíquota sobre o resultado obtido na comercialização de sua produção.

Averbação do tempo rural no INSS

A possibilidade de averbar o tempo rural permite a soma desse período ao tempo de trabalho urbano, contribuindo para a concessão de benefícios previdenciários. O requerimento desse processo exige a comprovação documental da atividade rural. Após essa comprovação e o preenchimento dos requisitos, é expedida a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).

Celular com logo INSS e calculadora, caneta e cédulas brasileiras ao redor.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Assim, recomenda-se solicitar a averbação do tempo rural com antecedência, evitando atrasos no processo de aposentadoria. Dessa maneira, buscar o reconhecimento da atividade rural antes mesmo do pedido de aposentadoria é aconselhável.

Veja também:

NIS: saiba onde encontrar o número de identificação social e para que ele serve

Documentos que comprovam a atividade rural

Ademais, a apresentação de documentos é crucial para comprovar o tempo de trabalho rural. Alguns exemplos de documentos aceitos pelo INSS incluem:

  1. Formulário de autodeclaração de segurado especial: O trabalhador declara ser pequeno produtor rural em regime de economia familiar.
  2. Contrato de arrendamento ou parceria (se houver): Documento que comprova a atividade rural em regime de economia familiar.
  3. Notas Fiscais de Produtor Rural: Comprovam a venda de produtos e atividades rurais.
  4. Certidão de Casamento ou Nascimento: Para demonstrar a composição familiar.

Dessa maneira, na busca pela aposentadoria, compreender como averbar o tempo rural e reunir a documentação adequada são passos fundamentais. Por fim, consultar um profissional especializado garante que todos os requisitos sejam atendidos para alcançar o direito à aposentadoria em 2024.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com