Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria: descubra quanto tempo falta para alcançar este objetivo!

Descubra quanto tempo falta para sua aposentadoria e saiba como planejar seu futuro financeiro de forma eficaz!

Desde a Reforma da Previdência em 2019, os requisitos para a aposentadoria por idade passaram por mudanças significativas, levantando uma série de dúvidas entre os trabalhadores brasileiros. Assim, entender as alterações é fundamental para garantir um futuro financeiro tranquilo.

Dessa forma, saiba mais informações para esclarecer essas dúvidas a partir de um panorama dessas novas regras. Continue a leitura!

Quais são as atuais regras de aposentadoria por idade no Brasil?

Papel com a palavra "aposentadoria" colocado em cima de uma carteira de trabalho, uma calculadora e uma nota de cem reais.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Atualmente, para se aposentar por idade no INSS, as mulheres precisam ter no mínimo 62 anos de idade e 15 anos de contribuição, enquanto os homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Existem particularidades para algumas categorias específicas, como professores, trabalhadores rurais e pessoas com deficiência, os quais têm critérios diferenciados.

Para os já contribuintes antes da reforma, foi estabelecido um regime de transição até 2031, alterando anualmente as exigências para aposentadoria. Em 2024, por exemplo, mulheres devem ter ao menos 58 anos e 6 meses de idade, enquanto homens, 63 anos e 6 meses, além dos anos de contribuição necessários.

Veja também:

Saiba como funciona a integração do Drex com o dinheiro tradicional!

Como posso simular este benefício?

O INSS fornece um simulador em seu site e aplicativo, facilitando para que os trabalhadores verifiquem o quanto ainda precisam contribuir. É possível checar quantas contribuições faltam ou quanto tempo resta para atingir a idade mínima para aposentadoria.

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS (Android, iOS) e selecione “Simular Aposentadoria”;
  2. Digite seu CPF e senha ou faça um novo cadastro;
  3. Analise as informações de idade, sexo, tempo de contribuição exibidas na tela.

Por fim, o cálculo da aposentadoria leva em conta a média de todos os salários de contribuição desde julho de 1994. É concedido 60% dessa média, acrescido de 2% para cada ano que ultrapassar 15 anos de contribuição para mulheres e 20 anos para homens. Para efetuar esse cálculo com exatidão, recomenda-se buscar apoio profissional de um contador ou advogado especializado em direito previdenciário.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com