Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria do INSS está ameaçada devido a alta de mortes nos últimos meses

Crise atrasou o processo de recolhimento da Previdência Social

0

Com a crise durante a pandemia de Covid-19, os impactos deste período se agravaram nos últimos meses e chegaram a trazer um cenário pessimista, também, para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Isto se deve porque grande parcela da população contribuinte é idosa, os quais fazem parte da alta taxa de mortes. Além disso, os cortes orçamentários nas empresas e as altas taxas de desemprego têm colaborado para este péssimo cenário, diminuindo, assim, a arrecadação de impostos.

Com esta situação, a aposentadoria fica ameaçada e pode resultar em uma falta de esperança na finalidade de garantir a renda de muitos.

É provável que você goste também 

Quem precisa fazer a prova de vida do INSS em 2021?

13º Salário do INSS tem pagamento programado para o mês de maio

Amazon estaria desenvolvendo sua própria moeda digital

Porque a aposentadoria do INSS está ameaçada?

Desde que a pandemia começou, houveram diversos cortes nos postos de trabalho e como consequência, a falta de orçamento para o Governo. Em agosto do ano passado, por exemplo, foram 3% sobre o valor dos contribuintes.

Foi percebida uma leve recuperação, algo que formou uma margem de R$ 426,9 bilhões em arrecadação bruta. Ainda assim, o setor de aposentadoria sofreu uma queda em comparação ao ano anterior. 

Deste valor total, a parte relacionada à Previdência Social foi de R$ 24,7 bilhões, cuja queda chegou a 32% se analisarmos o mesmo período em 2019.

Tais números demonstram que a crise atrasou o processo de recolhimento das contribuições previdenciárias.

O problema não está somente na queda da renda

Ainda que o fator econômico seja o maior causador do problema, ele não é o único. Segundo destaca Adriane Bramante, que preside o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), se trata de uma série de causas.

Entre elas, está a nova regulamentação de acesso à aposentadoria a partir da Reforma da Previdência.

De acordo com ela, a reforma trouxe dificuldades para os beneficiários garantirem seu direito, uma vez que foram adicionadas mais exigências quanto à idade mínima e tempo de contribuição, em detrimento da arrecadação defasada.

Além disso, se observarmos faixa etária de 65 anos, a expectativa de vida do brasileiro para 2020 obteve uma retração de 1,6%, enquanto que a do ano anterior, foi de 8%.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: Fabricio Rezende / shutterstock.com

Comentários
Carregando...