Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentadoria por invalidez: saiba quais doenças dão direito ao benefício

Confira quais doenças dão direito a aposentadoria por invalidez e como agendar uma perícia médica para avaliação!

Você sabia que existem condições de saúde que podem levar à aposentadoria por invalidez, agora chamada de auxílio por incapacidade permanente? São enfermidades que acometem os trabalhadores, impossibilitando o retorno ao trabalho. Todavia, não é apenas isso que vai determinar se uma pessoa pode ou não receber o benefício.

Se você for considerado incapacitado para o trabalho e não se adequar a uma nova função por meio de reabilitação profissional, você pode ser elegível para a aposentadoria. Isso depende, no entanto, de outros critérios, como o cumprimento de uma carência no INSS e de estar empregado ou contribuindo para o INSS.

Quais doenças dão direito a aposentadoria por invalidez?

A Lei 8.213/1991 define doenças que permitem que os afetados solicitem a aposentadoria por invalidez sem precisar cumprir o período de carência. As condições listadas incluem a doença de Parkinson, cegueira, aids, hanseníase e muitas outras. Além disso, é possível se aposentar sem carência em caso de acidente de qualquer natureza ou doença decorrente do trabalho.

Veja também:

Melhores cidades para se viver atualmente; a sua está na lista?

É importante destacar que o interessado precisa passar por uma avaliação médica para determinar se pode ou não receber o benefício. Nesse caso, a perícia médica do INSS é a forma de ser avaliado por um médico perito e, no mesmo momento, apresentar documentos como atestados, exames, receitas, entre outros.

A imagem mostra uma senhora de costas, sentada em uma cadeira de rodas, na rua.
Imagem: Steven HWG/ unsplash.com

Essa avaliação não acaba após a concessão. Por lei, o beneficiário da aposentadoria por invalidez deve se submeter a exames médicos periódicos a cada dois anos, exceto se a pessoa for aposentada por causa do HIV ou tiver mais de 60 anos. Sendo assim, se o perito determinar que a pessoa pode trabalhar, o benefício será suspenso.

Como marcar a perícia médica para pedir o benefício?

  • Acesse o Meu INSS;
  • Faça login com a conta Gov.br;
  • Posteriormente, localize a opção “Agendamento/Solicitações” e toque sobre ela;
  • Clique em “Novo requerimento” e selecione o serviço;
  • Toque em “Atualizar”;
  • Confira ou modifique dados de contato;
  • Em seguida, aperte “Avançar”;
  • Informe os dados necessários para concluir o pedido.

Imagem: @DCStudio / freepik.com – Edição: Seu Crédito Digital