Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS convoca brasileiros para perícia médica; entenda

INSS convoca segurados para realizarem perícias médicas na solicitação de um benefício! Entenda mais aqui sobre esse processo.

Recentemente, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a antecipação da liberação do BPC (Benefício de Prestação Continuada) mediante o reagendamento das perícias médicas. Essa medida se direciona a indivíduos que solicitaram o benefício, mas ainda aguardam avaliação por um perito.

Desse modo, o INSS deu início à convocação de 9 mil segurados que aguardam a perícia médica para aprovação do BPC. Nesse sentido, a avaliação é crucial para comprovar a incapacidade do cidadão para o trabalho, fundamentando a necessidade do auxílio governamental. Portanto, siga a leitura para descobrir como você poderá realizar sua perícia médica do INSS!

INSS convoca solicitantes do BPC

Primeiramente, vale explicar que a antecipação da perícia médica do BPC não implica em uma mudança no agendamento, mas sim em sua aceleração. O objetivo principal é reduzir a considerável fila de espera, que atualmente acumula mais de 1,6 milhões de pedidos para todos os benefícios oferecidos pelo INSS.

Um mulher caminhando na seção de perícia médica do INSS, ao lado esquerdo tem a porta de um consultório, escrito: "consultório perícia médica 2".
Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com

Nesse contexto, terão novo agendamento os segurados do INSS que fizeram a solicitação do BPC há mais de 100 dias e ainda não passaram pela perícia médica. A legislação estabelece um prazo máximo de 45 dias entre o pedido e a avaliação, porém, diversos casos evidenciam o descumprimento desse limite.

O INSS está entrando em contato com aqueles que deram entrada no pedido do BPC e aguardam a perícia médica para reagendar uma nova data mais próxima. Contudo, o Instituto tem enfrentado dificuldades devido à falta de comprometimento dos próprios solicitantes.

Contatos do órgão

Dos 341 agendamentos realizados, apenas 91 segurados compareceram às perícias desde que foram antecipadas. Desse modo, os contatos do Instituto para reagendamento ocorrem por meio de ligações para o número (11) 2135-0135 ou pelo portal Meu INSS.

Ademais, e-mails enviados do endereço [email protected], além de mensagens de texto por quatro diferentes números: 29230, 27030 ou 92716, vinculados ao Ministério do Desenvolvimento Social, ou pelo 28041 do próprio INSS.

Veja também:

Pagamento de bolsa para estudantes é aprovado; saiba mais sobre o benefício

Portanto, é crucial que os beneficiários atentem para os contatos realizados pelo INSS e sigam as orientações fornecidas, garantindo a regularização dos procedimentos e o acesso adequado aos benefícios previdenciários a que têm direito.

Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital