Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Apple lança sistema antirroubo para iPhone no Brasil; saiba como ativar

Proteja seus dados com o novo sistema antirroubo para iPhones da Apple. Descubra como ativar e aumentar a segurança do seu aparelho.

Na última terça-feira (23), a gigante de tecnologia Apple lançou um novo sistema antirroubo para iPhones no Brasil e no mundo.

De acordo com a empresa, a nova função de segurança tem o objetivo de proteger os dados dos usuários em casos de roubo ou furto dos aparelhos.

Novo sistema antirroubo para iPhone: como funciona?

Menina segurando celular da Apple nas mãos
Imagem: Farknot Architect / shutterstock.com

O novo recurso, chamado de “Proteção contra roubo de dispositivos”, exige autenticação biométrica para acessar funções consideradas críticas no aparelho. Isso, portanto, significa que o usuário precisará desbloquear o celular usando o reconhecimento facial ou digital.

Anteriormente, quando a autenticação biométrica falhava, o sistema solicitava uma senha numérica. No entanto, a Apple concluiu que essa opção facilitava o acesso indevido aos aparelhos em casos de roubo, já que os bandidos poderiam forçar as vítimas a revelar suas senhas.

A saber, o novo recurso antirroubo está disponível a partir da versão 17.3 do sistema do iPhone, ou seja, o iOS. Assim, para ativá-lo, o usuário precisa acessar as configurações do seu smartphone e ativar a função de segurança.

Aumento no número de roubos de celulares no Brasil

Furtos e roubos de celulares têm se tornado cada vez mais comuns no Brasil. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, no período de um ano, o país teve um aumento de 16,6% nos furtos e roubos de celulares. Os estados da Bahia e do Rio de Janeiro lideram o ranking.

Diante desse cenário preocupante, o recurso lançado pela Apple surge como uma solução para aumentar a segurança dos usuários e proteger seus dados sensíveis.

Aplicativo Celular Seguro

Em caso de furto, roubo ou perda, o Ministério da Justiça orienta os usuários a utilizarem o aplicativo Celular Seguro (disponível para Android e iOS). Lançada pelo governo federal, a ferramenta permite bloquear o aparelho e cadastrar pessoas de confiança que podem informar a ocorrência e realizar o bloqueio temporário.

Veja também:

Falta de atualização do Caixa Tem pode impedir o pagamento do PIS: entenda agora

Juntos, esses recursos podem auxiliar a combater o problema crescente de roubos de celulares, aumentando a segurança dos usuários e protegendo suas informações pessoais.

Imagem: Farknot Architect / shutterstock.com