Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aprenda a resgatar o salário do PIS/PASEP antes que seja tarde demais

Confira o prazo final definido pelo governo para resgate do benefício

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 400 mil trabalhadores ainda não sacaram os valores do PIS/Pasep. O valor chega a R$ 400 milhões.

Dessa forma, os trabalhadores deveriam ter sacado os valores do abono até dia 30 de junho de 2021, porém, o Governo Federal decidiu dar um prazo final para retirada até 29 de dezembro deste ano.

Lembrando que a Caixa é responsável pelo pagamento do Programa de Integração Social (PIS), enquanto o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é pago pelo Banco do Brasil.

Requisitos para sacar o PIS/Pasep

Para ter direito ao PIS/Pasep, você precisa cumprir os seguintes critérios:

  • Ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado para empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) por pelo menos 30 dias no ano-base;
  • Estar com os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou eSocial, de acordo com a categoria da empresa.

Em contrapartida, não têm direito ao abono:

  • Trabalhadores rurais empregados por pessoa física; 
  • Empregados domésticos; 
  • Trabalhadores urbanos empregados por pessoa física;
  • Trabalhadores empregados por pessoa física, equiparada a jurídica.

Como consultar o abono salarial

Confira a seguir algumas maneiras de consultar os valores esquecidos do PIS/Pasep:

Telefone

O trabalhador pode ligar para a Central Alô Trabalhador, no telefone 158, para consultar o abono salarial.

Já os servidores públicos podem realizar a consulta do Pasep ligando para a Central de Atendimento do Banco do Brasil, no telefone 4004-0001 ou 0800 0729 0001.

E-mail

A consulta pode ser feita por meio do endereço eletrônico trabalho.uf@economia.gov.br, substituindo as letras “uf” pela sigla do estado onde o trabalhador reside.

Presencialmente

Os trabalhadores que têm direito ao PIS poderão solicitar os valores esquecidos presencialmente em uma das agências da Caixa.

No caso dos servidores públicos que têm direito ao Pasep, estes deverão se encaminhar a uma agência do Banco do Brasil.

Pelo aplicativo

É possível fazer a consulta também pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iOS) e no Portal Gov.br. Além de poder verificar se tem direito ao abono, o trabalhador também consegue ter acesso ao valor, data do saque e o banco em que será creditado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com