Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aprenda de uma vez por todas como usar a CNH Digital

Descubra como usar as principais funcionalidades da CNH Digital, incluindo como vincular o seu documento ao aplicativo

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um essencial para quem deseja conduzir um veículo no . Ela existe desde 1966, porém, em 2018, o país introduziu a CNH Digital (ou e-CNH), que oferece uma alternativa moderna para os motoristas. Ela não apenas comprova a sua habilitação, mas também funciona como documento de identidade.

Além disso, a versão digital tem uma grande vantagem sobre a CNH física: a rapidez na emissão. Enquanto a CNH física pode levar até 14 dias para ficar pronta, a CNH Digital pode ser obtida em apenas três dias úteis após a aprovação do de habilitação. A seguir, você vai entender como usar o da CNH Digital. Continue lendo!

Como usar o aplicativo da CNH Digital?

Na imagem, celular com o aplicativo da carteira digital de trânsito aberto em tela inicial.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O aplicativo de Trânsito (CDT) oferece uma ampla gama de relacionados à CNH Digital e ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLV-e). Por exemplo, o aplicativo permite o download da CNH Digital, pagamento de multas com desconto e transferência online da propriedade do veículo.

Veja também:

Maioria dos MEIs tem entre 31 e 40 anos; confira

Os recursos estão organizados de forma clara e de fácil acesso. Ao fazer o login no aplicativo com a conta Gov.Br, o usuário encontra quatro tópicos principais: Condutor, Veículos, Infrações e . Na seção ‘Condutor' estão disponíveis informações pessoais, opção para exibir e baixar a CNH Digital e o Positivo de Condutor, que oferece para bons motoristas.

Como emitir o documento?

O processo para obter a CNH Digital é simples. Primeiro, o condutor precisa se cadastrar no site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). É importante verificar a autenticidade do site para evitar , já que existem sites falsos que imitam o portal oficial.

Após o cadastro no site, o próximo passo é baixar o aplicativo da CNH Digital (Android e iOS). No entanto, é fundamental lembrar que a CNH física não deve ser abandonada, pois imprevistos, como ficar sem bateria no celular, podem acontecer. A versão em PDF da CNH Digital não é válida para comprovar o direito de dirigir.

Imagem: rafapress / shutterstock.com