vantagens e desvantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ferramenta excelente e que abre muitas possibilidades para o consumidor.. No entanto, o uso indiscriminado pode causar muita dor de cabeça e fazer você entrar em dívidas impagáveis. Como tudo na vida, o uso do cartão possui aspectos positivos e negativos. Por isso, reunimos as vantagens e desvantagens de ter cartão de crédito. O cartão de crédito possibilita que as pessoas possam comprar produtos de alto valor. Isso porque podemos adquirir o item parcelado em várias vezes. É muito difícil que os consumidores consigam guardar dinheiro para comprar à vista. Aí que entra o papel do cartão de crédito. Até porque muitas vezes precisamos de determinado produto o mais rápido possível e ficar guardando dinheiro para comprá-lo torna-se praticamente impossível. Logo abaixo você poderá conferir as vantagens e desvantagens do cartão de crédito.

Leia mais:

Os melhores cartões de crédito digital sem anuidade e sem vínculo com banco.

Como funciona o score do Serasa para conseguir crédito.

Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

O ideal na verdade é sempre reservar parte dos seus rendimentos para eventuais compras que você desejar. Aí você conseguirá se organizar de uma maneira mais adequada. Outro aspecto positivo é a possibilidade de lucrar fazendo uma compra parcelada e sem juros. Isso porque, devido à inflação, o dinheiro com o tempo acaba perdendo valor. E o que ficou acertado com a compra era que, até o final do pagamento das parcelas, você iria pagar todos os meses o valor referente a quando adquiriu o produto. Se você deixar guardado em algum investimento, o valor total do produto, no final das parcelas, terá um valor real menor do que no início e você terá lucrado.

Confira as vantagens e desvantagens do cartão de crédito:

Vantagens:

Não precisa de liquidez imediata

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Uma das grandes vantagens do cartão de crédito é que, se por acaso, você não tiver o dinheiro disponível naquele momento, é possível fazer compras e pagar somente no mês seguinte quando receber o seu salário. Ou seja, o poder de compra aumenta consideravelmente. Com um pouco de organização financeira é possível se planejar e saber o valor exato que você pode gastar na fatura do seu cartão de crédito.

Programa de pontos, milhas e cashback

Programa de pontos, milhas e cashback

É possível você acabar lucrando ao utilizar o cartão de crédito. Isso porque eles oferecem programa de pontos, milhas e cashback. Ou seja, cada compra que você realizar, será destinado para alguma dessas situações escolhidas por você.

Se o consumidor souber usar esses benefícios, com certeza será muito vantajoso. O que permitirá trocar seus pontos por produtos, viagens e ainda poderá retornar parte do dinheiro das compras.

Imprevistos

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Como sabemos, os imprevistos sempre surgem quando menos esperamos. Se você souber se organizar e usar o cartão de crédito, será possível contorná-los de uma maneira positiva. Ou seja, você não irá se apertar financeiramente e ainda resolverá a questão de uma forma simples. Claro que o ideal seria ter um dinheiro guardado para essas eventuais dificuldades, mas se você não tem, o cartão de crédito irá lhe salvar desse problema.

Compras pela internet

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

O cartão de crédito é uma ótima forma de fazer compras pela internet. Embora existam outros meios como o PayPal, por exemplo, o cartão de crédito, sem dúvida, ainda é a opção mais ágil e dinâmica. A compra é realizada e o processo de aprovação é realizado quase que instantaneamente, dependendo do valor do produto. Se a pessoa compra pelo boleto geralmente demora em torno de 2 dias úteis.

Mais segurança

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Andar com dinheiro em espécie pela rua não é um bom negócio. Isso porque você fica inevitavelmente mais vulnerável. Podendo ser assaltado e até mesmo perder a carteira na rua. Com o cartão é possível realizar qualquer tipo de compra e ainda se, por acaso, perdê-lo, poderá ligar para a empresa administradora do cartão e pedir para que ele seja bloqueado.

Organização e planejamento financeiro

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Muitos cartões de crédito, especialmente, os que permitem o controle via app, mostram em tempo real os gastos das próximas faturas. Isso, obviamente, faz com que o usuário consiga se planejar financeiramente. Ou seja, estabelecendo uma quantia em que pode ser gasta mensalmente, você poderá se organizar adequadamente.

Confira as desvantagens do cartão de crédito:

Compras por impulso

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Se você for uma pessoa muito ansiosa e que não consegue se controlar nas compras, é necessário que fuja do cartão de crédito. Como ele permite que seja bem mais fácil realizar qualquer compra, o consumidor pode acabar se “emocionando” e querendo comprar tudo o que vê pela frente. Por isso tenha muito cuidado e saiba se planejar muito bem com o uso do cartão de crédito. Até porque ele pode dar a falsa sensação de que ele está trazendo dinheiro ao bolso. E ele não é isso, ele apenas lhe dá crédito e não dinheiro.

Juros altos

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Se você atrasar o pagamento ou pagar a parcela parcialmente, os juros cobrados serão muito altos e ficará praticamente impossível de pagar a dívida. Por isso é importante pagar em dia todas as faturas de cartão de crédito para não entrar em dívidas e comprometer o orçamento.

Muitas pessoas acabam se endividando além do que podem por não pagar a fatura. E entrar no crédito rotativo quer dizer que a dívida será somada aos juros altos (13,62% a.m, em média) sobre o saldo remanescente, mais encargos contratuais, que são as taxas de financiamento, juros de mora de 1% e multa moratória de 2%. Por isso, é recomendado que o consumidor não comprometa mais de 33% de sua renda mensal no cartão de crédito.

Fraudes

vantagens e desvantagens do cartão de crédito

Embora o cartão de crédito seja mais seguro do que andar com dinheiro na rua, ele pode ser clonado. Pela internet é cada vez mais fácil fazer a compra pelo cartão de crédito, o que possibilita que criminosos realizem compras com os cartões clonados. E nem sempre é fácil provar que você não fez a compra. Um dos métodos para comprar um produto na internet com mais confiança é sempre verificar se o site tem o certificado SSL.

Conclusão

Essas vantagens e desvantagens do cartão de crédito são relativas porque vai depender de como você vai usá-lo. Ou seja, o controle, planejamento, o bom uso e o quanto você é cuidadoso serão fatores cruciais para  que você não se endivide. Ressaltamos que se você não for uma pessoa muito organizada e que não consiga resistir a comprar qualquer mercadoria, o cartão de crédito não é algo que vá fazer bem a sua vida. Em contrapartida se você for ao contrário disso, o cartão de crédito será um grande parceiro em sua vida.

Gostou do artigo sobre sobre as vantagens e desvantagens do cartão de crédito? O que acha de se inteirar ainda mais sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs? Curta a página do Seu Crédito Digital e acompanhe as nossas matérias em nosso site.

 

Sobre o autor Ver todos os posts Site

Luiz Felipe Kessler

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook