Como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras

Ter crédito, hoje em dia, é fundamental para que as pessoas consigam adquirir o carro, casa própria e outros bens de alto valor. Por isso, é imprescindível ter a consciência dos gastos e ter tudo controlado para não se perder nas contas. Porque é exatamente esse o problema: as pessoas não conseguem se organizar de uma maneira adequada e acabam se endividando. Até porque, problemas sempre surgirão quando menos esperamos, e por isso, é importante sempre ter um dinheiro sobrando para eventuais gastos que possam surgir. Caso você não tenha o dinheiro disponível, quando algum gasto extra surgir, as suas contas futuras poderão ficar comprometidas. Veja logo abaixo como conseguir crédito em bancos ou instituições financeiras.

Leia também:

Empréstimo online: confira as melhores e mais seguras opções da atualidade

Então é fundamental que você tome algumas medidas para ter uma vida financeira saudável. Para conseguir obter cartão de crédito, realizar empréstimos, abrir contas em bancos é preciso que você seja organizado e tenha um controle rigoroso das suas contas. Tenha em mente que quanto mais possibilidades de compras, mais você estará suscetível a contrair mais dívidas, e consequentemente, poderá ser negativado. O que tornará realmente muito mais difícil de ter um bom crédito na praça.

Como conseguir crédito?

Score do Serasa

Antes de mais nada, é preciso você levar em consideração que há um controle por parte do Serasa. Todo o cidadão tem um score que vai de 0 a 1000 e a avaliação é feita de acordo com o histórico de pagamento. É considerada a pontualidade do pagamento dos boletos e faturas, uso do limite da conta corrente e ainda momentos em que o seu CPF ficou negativado.

Conseguir crédito

Consulte o seu score no Serasa:

Se você tem interesse em ver o seu score no Serasa, clique aqui e comece o processo de aprendizado e aumente suas chances de conseguir crédito na praça.

Tenha renda comprovada

Obviamente que para ter crédito, você precisa ter uma renda e que ela seja comprovada. É com ela que será possível a instituição financeira avaliar o seu potencial junto a ela. Por isso, por mais que você tenha uma renda, se ela não for comprovada, a instituição não lhe dará crédito.

Pague a fatura do seu cartão de crédito em dia

Conseguir crédito

Todo o seu histórico é avaliado pelo banco, então se você sempre atrasa os pagamentos, o seu crédito não será muito bem avaliado. Até porque, como falamos anteriormente, todo o seu histórico será considerado, e se você não conseguir pagar em dia, o seu score ficará baixo, o que acarretará em uma avaliação baixa por parte do Serasa.

Tenha um emprego estável

Conseguir crédito

Se você é uma pessoa que muda de emprego constantemente, é possível que não consiga passar a confiança necessária. É imprescindível que você siga uma linha aceitável e transmita que é uma pessoa responsável. Ser funcionário público também é considerado na hora de conseguir crédito, até porque é muito raro a pessoa ser demitida. Isso gera uma confiança maior na hora de conseguir o crédito.

Tempo de conta em banco

Embora não seja fundamental, o tempo da conta pode ajudar porque você terá um relacionamento maior com o banco. Ou seja, poderá ficar mais fácil de conseguir o crédito desejado com o gerente.

Não tenha mais de 30% de sua renda comprometida

Se você é uma pessoa que compromete a sua renda com muitas dívidas, com certeza não será bem visto. O que fará com que o banco desconfie da sua capacidade de pagamento.

Uso do rotativo do cartão

Conseguir crédito

Não utilize o crédito rotativo do seu cartão de crédito. Além de não ser uma opção interessante porque os juros geralmente são bem altos, o uso do rotativo é considerado uma dívida, o que vai dificultar a busca por futuros créditos.

Use moderadamente o cheque especial

Usar todo mês o cheque especial faz a instituição financeira concluir que você não é muito organizado com as finanças. Então use moderadamente essa modalidade para que você fique com um score razoável e seja bem avaliado.

Cadastro Positivo do Serasa

Conseguir crédito

Outra questão relevante, é que você pode se cadastrar no Cadastro Positivo do Serasa. Mas é importante ressaltar que só depois que você realmente se organizar financeiramente e começar a pagar tudo em dia, é que você deve entrar. O Cadastro Positivo vai considerar tudo que você fizer e vai colocar o seu score pra cima. No entanto, se você não se organizar ele vai derrubar a sua pontuação. Ele é uma espécie de currículo financeiro, segundo o próprio site do Serasa Consumidor. Mas é preciso que você autorize no site.

Leia também:

O que é CashBack e como funciona? É possível lucrar?

Conclusão

Como você pode perceber, é muito importante que você seja controlado e organizado com suas contas. Isso é extremamente valorizado na hora de conseguir ser aprovado em cartões de crédito, financiamentos, empréstimos e outros formas de crédito. E essa análise é feita tanto nas instituições tradicionais como nos bancos ou empresas de cartão de crédito digitais. E até mesmo em lojas de varejo que possuem cartão de crédito como Magazine Luiza ou Submarino. Por isso, crie uma planilha com todos os gastos em que você necessariamente precisa pagar. Com isso, projete o quanto você poderá gastar em cada segmento de sua vida.

Assim, com certeza, ficará bem mais fácil de se organizar financeiramente, o que será considerado pelas instituições financeiras. Até porque você terá um score melhor avaliado pelo Serasa. É importante salientar que todas as empresa consultam o score para avaliar a viabilidade do crédito.

Gostou das dicas de como conseguir crédito? E quer se inteirar ainda mais sobre cartão de crédito, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado às fintechs? Curta a página do Seu Crédito Digital e acompanhe as nossas matérias em nosso site.

Sobre o autor Ver Posts Author website

Luiz Felipe Kessler

Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS.

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas.

Fundador dos sites Seu Crédito Digital, Conexão Estudante e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook