Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Assim como o Silicon Valley Bank, estes bancos não existem mais

Assim como o Silicon Valley Bank, muitos outros bancos também deixaram de existir no Brasil. Confira a lista!

Foi confirmado, recentemente, que o Silicon Valley Bank (SVB), um dos maiores bancos do Estados Unidos e o maior do Vale do Silício, faliu. A notícia pegou o mercado financeiro de surpresa, preocupando, principalmente, os milhares de clientes que tinham fundos investidos no famoso banco.

Mas esse não foi o primeiro banco a quebrar. O histórico de instituições bancárias que deixaram de existir, inclusive no Brasil, é grande, e isso pode acontecer até mesmo com bancos antigos e considerados tradicionais. Confira, a seguir, uma lista com alguns bancos que fecharam suas portas no país, mesmo tendo atingido considerável sucesso enquanto abertos.

Bancos brasileiros de sucesso que quebraram

São vários os motivos que podem levar um banco a falir ou até mesmo a se fundir a outro banco, como medida de sobrevivência. No Brasil, existem diversos exemplos disso, inclusive com bancos famosos e considerados tradicionais pela maioria da população. Confira a lista com os principais bancos que deixaram de existir.

Nossa Caixa

Você com certeza já ouviu falar do banco Nossa Caixa, mas ele é um dos que deixaram de existir. A instituição financeira foi criada em 1916 e por muito tempo foi considerada tradicional entre os brasileiros. Em 2009, porém, o banco fundiu-se com o Banco do Brasil e deixou de existir.

Unibanco

O tradicional Unibanco foi criado em Minas Gerais, no ano de 1924. Quem comandava a instituição era a família Moreiras Salles, uma das mais influentes do país na época. O banco acabou por fundir-se a diversas outras instituições financeiras com o passar do tempo. Entretanto, seu nome continuou a ser usado, por isso pode soar familiar até os dias atuais.

Banco Real

O Banco Real é mais um dos maiores exemplos de grandes bancos que faliram e deixaram de existir. Ele foi criado em 1925 e acabou em 2008, ao fundir-se ao banco Santander, atualmente um dos maiores do Brasil.

HSBC

O banco britânico, considerado um dos mais conhecidos na Europa, fez seu nome também no Brasil durante anos. No entanto, em 2015 a instituição foi alvo de vários escândalos financeiros. Pouco tempo depois, o banco deixou de existir no Brasil.

Crédito: rafapress e KeyFame / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital