Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral para clientes do Nubank sobre falência

No último sábado, 11 de março de 2023, os clientes do Nubank foram informados sobre o posicionamento do banco digital em relação à falência do Silicon Valley Bank (SVB), um dos principais bancos dos EUA.

Segundo a nota, o banco digital não possui nenhum tipo de relação comercial e de investimento com SVB. Assim, o Nu buscou tranquilizar seus clientes, acionistas e o mercado, especialmente pelo impacto de incertezas causadas pelo banco do Vale do Silício.

Ainda, vale destacar que nesta segunda-feira, 13 de março, outras instituições financeiras do Brasil seguiram a mesma ação realizada com os clientes do Nubank. Dessa forma, Banco Inter, C6 Bank e PagSeguro também emitiram nota apontando que não possuem relação com o Silicon Valley Bank.

Nota para os clientes do Nubank sobre o SVB

Visando tranquilizar os clientes do Nubank e os investidores, o banco digital soltou comunicado um dia após o SVB ter sua falência decretada pelo governo norte-americano.

Conforme nota do banco, a Nu Holdings e suas subsidiárias, não possuem exposição ao Silicon Valley Bank. Ou seja, ao menos diretamente, o Nubank não será afetado pela situação do banco norte-americano.

Dessa forma, o Nu busca diminuir os boatos relacionadas à participação de fintechs brasileiras no grupo dos Estados Unidos. Boatos que cresceram ao longo da última semana e que estavam impactando, inclusive, os clientes do Nubank.

Qual a situação do SVB?

Na última sexta-feira, 10 de março de 2023, o governo norte-americano decretou a falência do Silicon Valley Bank. Simultaneamente, o FDIC – como se fosse um fundo garantidor de créditos americano – passou a gerir os depósitos do banco. Além disso, o Estado norte-americana também comunicou sobre a ativação do seguro de US$250 mil e que haverá um programa de financiamento de US$25 bilhões.

Desde então, o mercado financeiro está apreensivo em relação aos desdobramentos que vão ocorrer com a crise do SVB, afinal a instituição financeira tinha forte atuação nos mercados de fintechs, inclusive brasileiras, e criptoativos.

Importante ressaltar que o Silicon Valley Bank está entre os 20 maiores dos Estados Unidos. Além disso, este é maior banco a encerrar suas atividades desde a crise das subprimes, em 2008. Não à toa, tal situação tem causado tensão, inclusive, entre os clientes do Nubank.

Nota de esclarecimento do Nubank

A seguir, confira a nota oficial do Nubank sobre a polêmica quebra do Silicon Valley Bank. De acordo com a fintech, a quebra não banco não trará nenhum efeito negativo direto sobre o Nubank.

Com objetivo de esclarecer informações equivocadas circulando em redes sociais e grupos whatsapp, o Nubank informa que não tem qualquer exposição ao Silicon Valley Bank.

Nesta data o mesmo comunicado foi emitido ao mercado:

A Nu Holdings Ltd. (“Nu Holdings”, “Nu” ou “Companhia”) comunica aos seus acionistas e ao mercado que nem a Companhia nem nenhuma de suas subsidiárias têm qualquer exposição ao Silicon Valley Bank.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com