Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Assinatura digital usando o Gov.br: como fazer?

A nova ferramenta do Governo Federal conta com assinatura digital, que permite a autenticação de documentos de forma totalmente online. Assim, com o Assinador ITI  é possível garantir que o emissor de um documento é mesmo quem afirma ser.

Contudo, vale ressaltar que para utilizar a assinatura digital não é necessário certificado digital. Portanto, você pode fazer uma assinatura eletrônica gratuitamente.

É provável que você também goste:

Confira 5 serviços úteis da conta Gov.br

Veja como a assinatura digital do Gov.br funciona

Neste sentido, a ferramenta aceita arquivos de até 100 MB nos formatos DOC, DOCX, ODT ou PDF. Porém, é preciso ter uma conta Gov.br no nível prata ou ouro para usá-la. 

Sendo assim, siga o passo a passo abaixo para saber como realizar esse procedimento:

  1. Acesse o site assinador.iti.br e faça login com sua conta gov.br;
  2. Clique em “Escolher arquivo” e selecione o documento que deseja aplicar a assinatura digital;
  3. Escolha a opção “Avançar” para continuar;
  4. Em seguida, arraste a assinatura para o espaço desejado e clique em “Assinar” — tenha cuidado para não cobrir informações importantes;
  5. Neste momento, uma janela pop-up será aberta. Assim, clique em “gov.br” para selecionar o provedor da assinatura digital;
  6. Um código será enviado para o app do gov.br. Acesse-o, faça login com sua conta e toque no ícone de sino no canto superior direito para visualizar o código;
  7. Volte a página, informe o código no campo indicado e depois clique em “Autorizar”;
  8. Feito isso, o Assinador ITI irá inserir sua assinatura digital no documento. Por fim, clique em “Baixar” para salvar o arquivo em seu computador.

Mais informações sobre a assinatura digital

Uma dúvida que muitos brasileiros possam ter com a chegada do Assinador ITI é em relação à sua legalidade. Para esclarecer isso, o decreto Nº 10.543 afirma que documentos com assinatura digital têm a mesma validade legal de um documento com assinatura física.

No entanto, vale ressaltar que uma vez que um documento é assinado digitalmente, ele não pode ser impresso. Caso contrário, perderá sua validade. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Postmodern Studio / Shutterstock.com