Até quando você pode pedir a antecipação do auxílio-doença no INSS?

0

No último dia 3 de novembro, o INSS definiu a data final para que brasileiros solicitem a antecipação do auxílio-doença no instituto. O benefício será pago até o último dia de 2020, 31 de dezembro, quando termina o estado de calamidade pública no país por causa da pandemia. 

Pode ser que você também goste:

Poupança tem a PIOR rentabilidade desde 2015

Negativação indevida no SPC/SERASA: Posso ganhar indenização?

Como trocar o crédito consignado do INSS para pagar menos

Conforme portaria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é possível realizar a antecipação de um salário mínimo (ou seja, R$ 1.045) quando o segurado apresenta um atestado médico.

Durante a pandemia do coronavírus, o INSS ampliou o auxílio-doença. Hoje há um limite de 60 dias para receber o benefício sem passar por perícia, o que antes era de 30 dias.

Contudo o valor pago pelo auxílio-doença sem perícia é fixo de R$ 1.045, sendo que se houver diferença no valor a ser pago, o segurado recebe o valor depois. A medida foi criada pelo Governo Federal em abril para auxiliar os segurados do INSS. Sendo assim, o governo prorrogou a antecipação para pedidos feitos até o dia 30 de novembro.

O prazo máximo de pagamento determinado pelo INSS vai até 31 de dezembro, quando o estado de calamidade pública do Brasil se encerra. Porém, o segurado ainda pode apresentar um pedido de revisão com objetivo de obter auxílio-doença de forma integral e definitiva.

Como funciona o pagamento da diferença na antecipação do auxílio-doença no INSS?

O processo para antecipação do auxílio-doença sem perícia requer a apresentação de atestado médico. Além disso, também é preciso apresentar uma declaração de responsabilidade.

Depois do período de 60 dias é feita a perícia e, em caso de direito a um benefício maior do que o salário mínimo, o segurado recebe a diferença.

Logo após a perícia médica, o segurado que estiver beneficiado com o auxílio-doença pode receber uma parcela de diferença. Isso caso o valor do benefício ultrapasse um salário mínimo.

Na última semana inclusive o INSS anunciou que o pagamento das diferenças nas antecipações recebidas até 2 de julho vai começar a acontecer. Se você está apto a receber o valor adicional, então receberá uma carta do INSS informando os valores de direito.

Essas informações também estão disponíveis pelo portal do INSS, pelo aplicativo MEU INSS ou pelo telefone 135.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: Andrey_Popov / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar