Poupança tem a PIOR rentabilidade desde 2015

0

Neste ano, a poupança perdeu para a inflação com a pior rentabilidade desde 2015. Nos últimos 12 meses, a perda chega a 1,40%, se descontado o IPCA, principal indicador para acompanhar a inflação brasileira. Isso significa que o dinheiro depositado na sua poupança perdeu o seu valor de compra. Ou seja, por mais que ele tenha alguma rentabilidade, ela não é suficiente para superar o valor da inflação. Confira, a seguir, por que isso acontece e como funciona a rentabilidade da poupança nesses casos.

É provável que você também goste:

Pix no Caixa Tem: como fazer o cadastro para transferir instantaneamente

Golpe no WhatsApp faz usuários acreditarem que Carrefour está dando cartões-presente de aniversário.

Nome sujo? Conheça as ofertas de cartão de crédito do BMG e Banco Inter

Por que a rentabilidade da poupança está tão baixa?

Como já mencionamos, esse é o pior resultado de rentabilidade da poupança desde 2015, quando sua rentabilidade foi de 2,28% depois de descontada a inflação. Isso significa que a inflação está alta, entretanto, esse resultado também tem a ver com o valor da Taxa Selic. Isso porque é ela o principal indicador que define a remuneração que os seus depósitos na poupança terão. 

Hoje, a taxa Selic está passando pela sua mínima histórica, valendo 2% ao ano. Isso significa que todos os investimentos em renda física atrelados a ela também se mantém em baixa, bem como a rentabilidade da poupança

Como funciona a rentabilidade da poupança?

Por fim, a regra que define a rentabilidade da poupança pode ser considerada de duas formas. Primeiramente, se a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, o rendimento é de 70% da taxa básica mais Taxa Referencial (TR). Em contrapartida, se a Selic se encontra acima de 8,5% ao ano, então o rendimento é de 0,5% ao mês acrescido de TR. Atualmente, o rendimento é de 70% da taxa básica de juros, que representa a mesma coisa que 0,12% ao mês.

Lembrando também que, apenas no mês de outubro, o IPCA foi de 0,86% ao mês. Isso já permite o entendimento de que o rendimento da poupança está negativo frente a essa inflação. Assim, a poupança, que sempre foi a principal fonte de aplicação dos brasileiros, acaba perdendo espaço para outras opções – como no Nubank, por exemplo, em que o seu dinheiro acaba rendendo 100% do CDI, e sendo mais vantajoso que a poupança.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc.

Imagem: Dmitrii_Smirnov / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar