Negativação indevida no SPC/SERASA: Posso ganhar indenização?

0

Um dos problemas mais comuns quando falamos sobre negativação é a negativação indevida no SPC ou Serasa. Afinal, se o banco colocou seu nome no Serasa indevidamente, você precisa saber como resolver esse problema. Hoje, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem com problemas de inadimplência no Brasil. No entanto, existem outros tantos consumidores que estão sofrendo com o mesmo problema de forma injusta. 

Ou seja, muitas pessoas que não possuem nenhum tipo de dívida estão negativas no SPC/Serasa indevidamente. Se isso está acontecendo com você, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o que fazer no caso de negativação indevida. Saiba também se você tem direito à indenização.

Pode ser que você também goste:

Confira todas as vantagens do Pix para pequenos negócios

Risco de 2ª onda do Covid-19 pressiona ampliação do pagamento do Auxílio Emergencial

Acaba hoje (09) o prazo para contestação de auxílio emergencial cancelado

Por que acontece a negativação indevida?

Na maioria das vezes, a negativação indevida acontece por meio de instituições bancárias que realizam a inscrição indevida. E isso pode prejudicar muito a vida do consumidor. Sendo assim, muitas pessoas se perguntam o que fazer se o banco colocou seu nome no Serasa de forma indevida. Nesse sentido, fraudes cometidas contra o consumidor em operações bancárias e até mesmo erros de cobrança acabam sendo mais comuns do que se pensa.

Assim, um dos motivos para a negativação indevida pode ser a compra gerada por meio de fraude no cartão de crédito. Nesse caso, você pode ter sido vítima de um golpe e, como o banco não sabe quem fez a compra, você pode sofrer com a negativação indevida.

Outro problema comum é a cobrança indevida, como já mencionamos. Se você identificar uma cobrança de uma compra que você não fez, então você deve recorrer ao banco o quanto antes.

Fui negativado: tenho direito à indenização?

Antes de tudo, é importante entender que, caso tenha ocorrido a negativação indevida, você tem o direito de ter o nome retirado do SPC ou Serasa. Dessa forma, se o banco colocou seu nome no Serasa indevidamente, ele tem obrigação de retirar essa informação. Além disso, mesmo com a regularização, você também tem direito a pedir uma compensação em dinheiro pelos danos morais que a empresa causou.

Portanto, é possível sim receber indenização caso ocorra a negativação indevida. Para saber mais, procure um advogado e entenda melhor a sua situação.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimos etc.

Imagem: Freedomz / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar