Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: aposentados do INSS podem pedir isenção do IPTU em todo o país

Você sabia que beneficiários do INSS podem ter direito à isenção do IPTU para 2023? Confira as regras e veja se você pode solicitar.

O IPTU é um imposto cobrado todos os anos a brasileiros proprietários de um ou mais imóveis localizados na zona urbana. O valor é calculado com base no valor venal do bem e nas alíquotas e acréscimos definidos por cada município. Ele também sofre um reajuste anual com base em fatores como a valorização do imóvel, por exemplo.

A boa notícia é que algumas pessoas podem ser isentas do pagamento do IPTU em 2023. Entre elas, alguns beneficiários do INSS

Para saber mais sobre o assunto e se você pode conseguir a isenção do IPTU, confira o texto completo.

IPTU 2023: beneficiários do INSS têm direito à isenção?

Como explicamos, é possível sim conseguir a isenção do IPTU em 2023, de acordo com a sua situação. Alguns aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, têm esse direito. 

Mais especificamente, podem ter direito à isenção do IPTU segurados que recebem menos de 5 salários mínimos por mês (R$ 6.600) e possuem apenas um imóvel em seu nome. Também é necessário que a pessoa em questão utilize o bem como residência. A ideia é que essas pessoas não mais precisem pagar o IPTU, uma vez que elas já contribuíram com o imposto por muitos anos. 

Como fazer o pedido de isenção do IPTU?

Por fim, se você atende a esses requisitos e deseja fazer o pedido de isenção, é bem simples. Basta ir presencialmente até a prefeitura da sua cidade e pedir informações sobre como fazer a solicitação. Neste dia, não esqueça de apresentar documentos como RG, CPF, cartão do INSS, comprovante de renda atualizado e registro do imóvel. 

Vale dizer que cada município pode possuir regras diferentes para arrecadação do IPTU. Porém, a possibilidade de isenção para beneficiários do INSS é válida para todo o território nacional.

Importante dizer que o IPTU é um imposto obrigatório. Assim, se você não tem direito à isenção, precisa fazer o pagamento em dia, todos os anos. Se não fizer isso, poderá precisar arcar com multas e juros, além de ficar inadimplente. 

Por fim, vale lembrar que o pagamento do IPTU pode ser feito tanto à vista, quanto em parcelas. Então, programe-se para não ter nenhum problema.

Empréstimo com as menores taxas para beneficiários do INSS

Se você está precisando de dinheiro extra para alcançar um objetivo ou até mesmo quitar uma dívida, saiba que existe um jeito simples e fácil de conseguir!

Por meio do Seu Empréstimo Digital, aposentados e pensionistas conseguem encontrar os maiores valores com as menores taxas de empréstimo consignado.

Você simula e contrata o empréstimo sem sair de casa, e todo o processo é seguro e sem burocracia. Clique aqui e conheça!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com