Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: governo vai mudar prova de vida do INSS

0

Na quarta-feira, dia 2 de fevereiro de 2022, o presidente Bolsonaro assinou uma portaria com mudanças na prova de vida obrigatória dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Sendo assim, a passará a ser realizada a partir de informações do banco de dados do Governo Federal e também em parceria com estados e municípios.

Não há detalhes sobre as alterações, contudo a nova regra já começa a valer àqueles segurados que fizerem aniversário na data da publicação da portaria no Diário Oficial da União.

O que é a prova de vida do INSS?

Procedimento obrigatório aos beneficiários do INSS, a prova de vida serve para comprovar que o segurado está vivo e pode continuar recebendo o benefício. Se o segurado não realizar o procedimento, o pagamento é suspenso.

Hoje, os beneficiários do INSS precisam se deslocar até uma agência do responsável pelo pagamento e fazer a prova de vida através de biometria nos caixas eletrônicos ou no atendimento pessoal, devendo apresentar um documento com foto e o cartão de débito.

Os idosos com idade igual ou superior a 80 anos ou pessoas com locomoção limitada têm o direito de realizar a prova de vida em domicílio. Para isso, basta agendar a visita de um funcionário do órgão pelo 135 ou pelo Meu INSS.

Quem deve realizar a prova de vida?

Todos os aposentados e pensionistas do INSS que recebem o benefício há um ano ou mais devem realizar a comprovação de vida.

Como o governo irá comprovar se o beneficiário do INSS está vivo?

Segundo o governo, o INSS irá fazer a comprovação de vida por meio das seguintes ações do beneficiário:

  • tirar ou renovar o passaporte;
  • tirar carteira de identidade ou renovar o documento;
  • votar;
  • fazer transferência de veículo;
  • fazer empréstimo consignado;
  • emitir ou renovar de carteira de motorista;
  • tomar vacina;
  • passar por consultas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Portanto, essas ações do beneficiário do INSS serão usadas como prova de vida.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com 

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar