Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção idosos! INSS alerta golpe de visita em casa para prova de vida

Saiba como proteger-se contra o golpe da prova de vida falsa do INSS, em que fraudadores se passam por funcionários do órgão!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) emitiu um alerta para todos os beneficiários sobre uma nova modalidade de fraude envolvendo a prova de vida. Segundo o órgão previdenciário, golpistas estão se passando por servidores do instituto para coletar dados pessoais dos aposentados e pensionistas de forma irregular.

Dessa forma, saiba mais informações sobre essa fraude, além de dicas para os segurados evitarem cair em fraudes relacionadas à prova de vida. Continue a leitura!

O que diz o INSS sobre o novo golpe?

INSS
Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Com crachás falsificados e alegando realizar uma “prova de vida presencial”, os fraudadores abordam as vítimas solicitando informações e fotografias, práticas estas não condizentes com os procedimentos oficiais. O INSS destaca que, embora realize pesquisas presenciais para validar dados em situações específicas, jamais solicita cópias de documentos pessoais ou fotos durante o processo.

Em resposta à ameaça, o órgão previdenciário aconselha que, em caso de dúvida, os beneficiários devem anotar o nome completo e matrícula do suposto servidor e verificar sua autenticidade ligando para a central de atendimento gratuita no número 135. Essa medida é crucial para confirmar a identidade do servidor e proteger suas informações pessoais.

Quais são as medidas contra os golpes?

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, afirmou que o instituto está adotando todas as medidas necessárias para combater esses crimes. Ele declarou que nenhuma prática destinada a prejudicar ou extorquir aposentados, pensionistas e segurados em geral ficará sem punição.

Adicionalmente, todas as denúncias recebidas estão sendo encaminhadas à Procuradoria Federal Especializada e à Polícia Federal para investigação detalhada.

Saiba mais sobre a prova de vida

Ademais, desde março, o Ministério da Previdência Social adotou uma medida temporária que suspende, até 31 de dezembro de 2024, o bloqueio de pagamentos para quem não realizou a prova de vida do INSS.

Veja também:

Pagamento do Bolsa Família é ANTECIPADO no Rio Grande do Sul

Isso se deu em razão das novas modalidades de verificação de vida que estão sendo implementadas, como o cruzamento de informações entre diferentes órgãos públicos, garantindo assim que os beneficiários legítimos continuem recebendo seus auxílios sem interrupções.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com