Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

ATENÇÃO: Ministério incorpora 240 mil beneficiários ao Bolsa Família!

Entenda a expansão do Bolsa Família para 240 mil pessoas e a crucialidade da atualização no Cadastro Único.

O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), anunciou uma ampliação expressiva no programa Bolsa Família. Recentemente, 240 mil pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), tornaram-se elegíveis para receber o benefício.

Diante desse contexto, o registro no CadÚnico é um instrumento de alta relevância para a assistência social brasileira. Na prática, ele é um banco de dados que concentra suas informações, indicando assim a situação de vulnerabilidade social e econômica.

De fato, O CadÚnico abrange a concessão de pelo menos 30 programas sociais, incluindo o Bolsa Família. O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) é responsável pelas inscrições, atualizações e averiguações dos registros do CadÚnico.

Regras atuais para fazer do Bolsa Família

Mão segurando celular com tela mostrando nome do programa Bolsa Família

Além do registro no CadÚnico, o Bolsa Família determina uma série de regras. Uma delas exige que a renda per capita seja mantida em R$ 218. No caso de contemplados recém-empregados, há uma flexibilidade, podendo chegar a 1/2 salário mínimo.

Contudo, nesse caso, o valor do benefício cai pela metade. As outras regras do MDS para transferência do Bolsa Família se relacionam à saúde e educação dos beneficiários. Veja detalhadamente:

Saúde

Todos devem ser vacinados, e as crianças de até 7 anos precisam de acompanhamento nutricional. Além disso, o pré-natal é insispensável para as gestantes;

Educação

Crianças de até 5 anos precisam estar em, pelo menos, 60% de suas aulas. Já os estudantes de 6 a 18 anos precisam da frequência mínima de 75%.

CadÚnico e sua importância

Aqueles que se inscrevem no banco de dados provam, através de documentos, suas respectivas condições de renda, educação, etc. Sendo assim, se o cadastro comprovar que a pessoa inscrita e sua família seguem as regras do Bolsa Família, o benefício será liberado no Caixa Tem (Android, iOS).

Mesmo aqueles que não cumprem as regras do Bolsa Família podem se inscrever no CadÚnico. Isso porque, como citamos, há outros benefícios e programas sociais. Portanto, você pode não cumprir as regras do Bolsa Família, mas cumprir as do Benefício por Prestação Continuada (BPC), por exemplo.

Veja também:

15 mil aposentados estão sem o pagamento; o que houve?

Outros exemplos de auxílios concedidos pelo CadÚnico são o ID Jovem, Bolsa Verde, isenção em concursos públicos e Carteira da Pessoa Idosa. Ademais, é fundamental atualizar o registro a cada dois anos ou cada mudança na família para que o Bolsa Família e outros benefícios não sejam suspensos.

Imagem: rafapress / shutterstock.com