Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: você poderá consultar seu nome na lista de brasileiros que receberão Pix no dia 29

Saiba do que se trata o Pix programado para o dia 29 de setembro e como os interessados poderão consultar o benefício!

Está confirmado: a Receita Federal vai abrir a consulta ao 5° e último lote de restituição do Imposto de Renda na próxima sexta-feira, dia 22 de setembro. Dessa maneira, os contribuintes que escolheram receber o benefício via Pix poderão verificar se fazem parte da lista dos cidadãos que ganharão dinheiro no dia 29.

Assim como nos lotes anteriores, a Receita vai abrir a consulta ao quinto lote uma semana antes da liberação da restituição, cujo valor total ainda será divulgado pelo órgão. Vale lembrar que os repasses anteriores, realizados entre maio e agosto, beneficiaram 20 milhões de pessoas com mais de R$ 25 bilhões em restituições. 

Além dos contribuintes que escolherem o Pix, quais grupos receberão o 5° lote de restituição?

Seguindo a ordem dos pagamentos, receberão o 5º lote de restituição do IR os contribuintes com idade acima de 80 anos, idosos entre 60 e 79 anos e pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave. Professores também receberão os valores na última sexta-feira de setembro.

Veja também:

Combustíveis influenciam avanço do IGP-10 em setembro; entenda

Além disso, os contribuintes que utilizaram o modelo de declaração pré-preenchida também receberão o valor. Como mencionado anteriormente, quem optou pelo recebimento da restituição via Pix também será contemplado e receberá o benefício através da chave informada no documento.

Como vai funcionar a consulta ao último lote de restituição do IR 2023?

A consulta ao quinto lote de restituição do IR estará disponível na página da Receita a partir das 10h do dia 22. Dessa forma, os interessados, independentemente da forma de recebimento (via Pix ou conta bancária), deverão:

  1. Abrir o site da Receita;
  2. Buscar a opção “Imposto de Renda” e tocar sobre ela;
  3. Ir para a opção “Consultar minha restituição” e aguardar o carregamento da página;
  4. Clicar no botão “Iniciar” para dar início a consulta;
  5. Informar o número de CPF e data de nascimento;
  6. Selecionar o ano de exercício;
  7. Rolar a tela até localizar o botão “Consultar” e clicar sobre ele;
  8. Verificar a existência de valores.

Imagem: Etalbr/shutterstock.com