Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ativar o pagamento por aproximação é realmente seguro?

A tecnologia que permite o pagamento por aproximação é amplamente usada e a maioria das instituições oferecem a opção. Saiba mais!

Com a popularização de smartphones compatíveis com NFC (Near Field Communication), diversas formas de pagamento digital se tornaram comuns, especialmente os pagamentos por aproximação. Nesse contexto, surge a pergunta: esses métodos são realmente seguros? A resposta é sim, mas, como qualquer tecnologia, o usuário precisa tomar alguns cuidados. 

Para começar, é preciso entender que a maior vulnerabilidade de um cartão por aproximação não é a tecnologia em si, mas como o usuário lida com ele. Ou seja, deixar o cartão desacompanhado ou emprestá-lo a terceiros cria oportunidades para a ocorrência de fraudes. 

Portanto, as precauções tradicionais de segurança, como não compartilhar a senha, o número do cartão, a data de validade e o código de segurança (CVV), continuam a ser essenciais para evitar maiores problemas. 

Como a NFC garante a segurança dos pagamentos por aproximação?

A tecnologia NFC tem inúmeras medidas de segurança. Durante a transmissão de dados, a criptografia protege as informações do cartão. Além disso, os usuários podem adotar recursos extras de proteção, como a exigência de uma senha ou PIN para completar a transação e um limite de valor para compras. Dessa maneira, mesmo se ocorrer algum tipo de fraude, os danos podem ser minimizados.

Veja também:

6 truques para poupar energia elétrica no verão

Vale destacar ainda que o pagamento por aproximação também está sujeito a diretrizes regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, que garantem a segurança e integridade das transações. 

Imagem de uma pessoa pagando com o NFC do celular
Imagem: Alessandro Pintus/Shutterstock.com

O que é NFC e como funciona?

NFC é uma tecnologia de comunicação sem fio de curto alcance que permite a transferência de dados entre dispositivos próximos. Atualmente, a tecnologia já se espalhou para várias outras arenas, sendo adotada por diversas instituições financeiras e empresas de cartões de crédito

Na segunda metade da década de 2010, o pagamento por aproximação começou a se popularizar no Brasil, promovido por campanhas de marketing de instituições financeiras e empresas de cartões.

Imagem: Alessandro Pintus/Shutterstock.com