Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atraso de apenas 1 dia no pagamento pode negativar o CPF?

Veja se atraso de apenas 1 dia no pagamento de uma dívida pode negativar seu CPF e dificultar o acesso a produtos e serviços!

É comum que consumidores deixem de pagar suas contas por diversos motivos, como falta de dinheiro ou até mesmo por esquecimento, e questionem se o atraso de apenas 1 dia no pagamento pode negativar o CPF. Apesar dos mitos em torno da negativação, atrasar um dia não torna o nome sujo.

De acordo com a Serasa, antes de colocar o nome de algum consumidor no cadastro de inadimplentes, a empresa precisa notificá-lo. Após isso, haverá um prazo para pagamento da dívida antes da negativação do nome. A entidade reforça ainda que credores costumam buscar outras maneiras de cobrança antes da negativação imediata de um débito.

Não é necessário pagar uma dívida que caducou?

Agora que é possível entender que o atraso de 1 dia não pode negativar o CPF de um consumidor, é preciso prestar atenção em outros mitos. Entre eles a não necessidade de pagar uma dívida que caducou. Segundo a Serasa, o débito some dos birôs de crédito, mas isso não quer dizer que ele deixa de existir.

O devedor ainda possui uma pendência junto ao credor. O registro da dívida continuará existindo na empresa para qual ele deve. Sendo assim, caso não realize o pagamento, a situação pode afetar o relacionamento do cliente com a companhia, alcançando negativamente novos negócios.

Veja também: Passo a passo para fazer o saque do FGTS pelo aplicativo

Mão segurando um cartão de CPF
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Pagar com antecedência ajuda o CPF?

Do mesmo jeito que atrasar 1 dia não pode negativar CPF, pagar com antecedência não ajuda no score de crédito na Serasa. Conforme a instituição, para o cálculo da pontuação, quitar a dívida no dia do vencimento ou antes tem o mesmo efeito. Realizar o pagamento atrasado é que pode influenciar a pontuação.

Para manter uma boa pontuação de crédito, o consumidor precisa regularizar as pendências financeiras e deixar os dados atualizados na Serasa. Além disso, ele deve manter as contas sempre em dia (o débito automático pode ajudar) e acompanhar o Cadastro Positivo (veja aqui como funciona).

Imagem: fizkes / shutterstock.com