Auxílio-doença também é liberado para quem está desempregado?
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por oferecer diversos benefícios a milhões de segurados no Brasil. Afinal, muitas pessoas dependem dos auxílios para ter a sua própria renda. Inicialmente, o auxílio-doença é um dos benefícios mais solicitados pela autarquia.
Portanto, muitos brasileiros se perguntam se quem está desempregado também pode receber o auxílio-doença. A resposta é sim, entretanto, é necessário cumprir algumas regras importantes.
Conforme a lei, o colaborador pode manter a qualidade de segurado por até 12 meses após finalizar as suas contribuições com o INSS.
Quem está desempregado pode receber o auxílio-doença?
O auxílio-doença é um benefício disponível para quem está incapacitado de trabalhar por causa de doença ou acidente.
Dessa forma, será exigido comprovar a condição temporária em uma perícia médica. A princípio, profissionais que estão desempregados também tem direito de receber o auxílio-doença.
Para que isso aconteça, é importante que ele tenha contribuído com a Previdência Social e cumpra as regras estabelecidas pelo INSS. Confira os requisitos para que uma pessoa desempregada receba o auxílio doença:
- é necessário que os colaboradores mantenham a qualidade de segurado;
- estar incapacitado de exercer atividades por mais de 15 dias seguidos por motivo de doença ou acidente;
- ou estar em período de graça, período que corresponde aos 12 meses subsequentes após o desligamento de um emprego.
Como solicitar o benefício por meio do Meu INSS?
O auxílio-doença é um benefício oferecido a todas as pessoas com qualidade de segurado do INSS. Além disso, é preciso que eles estejam temporariamente incapacitados de exercer qualquer atividade remunerada.
Se você tiver alguma dúvida, é possível entrar em contato com o INSS no número 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Confira abaixo como solicitar o auxílio-doença por meio do Meu INSS:
- primeiro, acesse o site do Meu INSS ou o app que está disponível para Android e iOS;
- faça o login informando CPF e senha;
- vá até a aba “Serviços” e clique em “Benefícios”;
- em seguida, selecione ‘Auxílio-doença’;
- toque em “Agendar perícia”;
- então, anexe os documentos (se necessário);
- faça o download do seu comprovante de agendamento;
- compareça à perícia na data marcada junto com todos os documentos médicos que possui;
- por fim, faça o acompanhamento pelo Meu INSS e aguarde a análise.
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