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Auxílio-doença também é liberado para quem está desempregado?

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é responsável por oferecer diversos benefícios a milhões de segurados no Brasil. Afinal, muitas pessoas dependem dos auxílios para ter a sua própria renda. Inicialmente, o auxílio-doença é um dos benefícios mais solicitados pela autarquia. 

Portanto, muitos brasileiros se perguntam se quem está desempregado também pode receber o auxílio-doença. A resposta é sim, entretanto, é necessário cumprir algumas regras importantes.

Conforme a lei, o colaborador pode manter a qualidade de segurado por até 12 meses após finalizar as suas contribuições com o INSS.

Quem está desempregado pode receber o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício disponível para quem está incapacitado de trabalhar por causa de doença ou acidente.

Dessa forma, será exigido comprovar a condição temporária em uma perícia médica. A princípio, profissionais que estão desempregados também tem direito de receber o auxílio-doença.

Para que isso aconteça, é importante que ele tenha contribuído com a Previdência Social e cumpra as regras estabelecidas pelo INSS. Confira os requisitos para que uma pessoa desempregada receba o auxílio doença:

  • é necessário que os colaboradores mantenham a qualidade de segurado; 
  • estar incapacitado de exercer atividades por mais de 15 dias seguidos por motivo de doença ou acidente;
  • ou estar em período de graça, período que corresponde aos 12 meses subsequentes após o desligamento de um emprego.

Como solicitar o benefício por meio do Meu INSS?

O auxílio-doença é um benefício oferecido a todas as pessoas com qualidade de segurado do INSS. Além disso, é preciso que eles estejam temporariamente incapacitados de exercer qualquer atividade remunerada. 

Se você tiver alguma dúvida, é possível entrar em contato com o INSS no número 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Confira abaixo como solicitar o auxílio-doença por meio do Meu INSS:

  • primeiro, acesse o site do Meu INSS ou o app que está disponível para Android e iOS;
  • faça o login informando CPF e senha; 
  • vá até a aba “Serviços” e clique em “Benefícios”;
  • em seguida, selecione ‘Auxílio-doença’;
  • toque em “Agendar perícia”;
  • então, anexe os documentos (se necessário); 
  • faça o download do seu comprovante de agendamento;
  • compareça à perícia na data marcada junto com todos os documentos médicos que possui;
  • por fim, faça o acompanhamento pelo Meu INSS e aguarde a análise.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com