Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-inclusão de R$ 606: saiba como pedir e as regras do benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está disponibilizando um benefício no valor de R$ 606 para portadores de deficiência (PcD). Terão direito ao Auxílio-Inclusão apenas as pessoas que sejam de baixa renda e possuam algum tipo de deficiência. O pagamento de até meio salário mínimo (ou seja, R$ 606) servirá como uma inspiração para que os beneficiários consigam entrar e se manter no mercado de trabalho.

De acordo com o Governo Federal, o Auxílio trará muitos benefícios, tornando a sociedade mais afetiva e melhor para viver. Com o Auxílio-Inclusão, o empregador conseguirá cumprir a lei de cotas, permitindo uma interação social maior no ambiente de trabalho envolvendo pessoas com e sem deficiência. 

Quem terá direito ao Auxílio-Inclusão?

Conforme as regras do programa, as parcelas serão pagas para as pessoas que estão ou estiveram na lista do Benefício de Prestação Continuada (BPC) nos últimos cinco anos. Agora, para receber o Auxílio-Inclusão de R$ 606 você deverá:

  • Exercer atividade de trabalho formal de carteira assinada;
  • Comprovar deficiência moderada ou grave por laudo médico;
  • Não estar com o nome sujo (CPF com restrição de crédito);
  • Possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos (ou seja, R$ 2.424, sendo que no cálculo da renda não será considerado o valor do BPC);
  • Estar inscrito no RGPS (Regime Geral de Previdência Social);
  • Exercer atividade remunerada com a previdência municipal/estadual;
  • Ter cadastro no CadÚnico (Cadastro Único do Governo Federal).

Como solicitar o Auxílio-Inclusão?

Todos que cumprirem os requisitos acima e quiserem solicitar o auxílio devem acessar o site ou app Meu INSS. Ao entrar na plataforma do programa, será necessário seguir o passo a passo a seguir:

  • Faça login ou se cadastre no Gov.BR;
  • Selecione “Novo Pedido”;
  • Clique em “Auxílio-Inclusão”;
  • Confirme a opção selecionada e a seguir confira suas informações;
  • Informe os demais dados solicitados;
  • Por fim, envie a solicitação.

Central de Atendimento INSS

Quem preferir atendimento telefônico poderá solicitar o benefício ligando para a Central de atendimento. 

  • Central de Atendimento INSS: número: 135;
  • Acessível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h; 
  • O INSS tem 30 dias úteis para responder.

Se quiser acompanhar o andamento do processo, poderá fazer pelo site Gov.br. Sendo aprovado, o Auxílio-Inclusão será pago com o salário do trabalhador.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com