Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-Inclusão: Quem tem direito ao benefício do INSS?

O Auxílio-Inclusão é um benefício que garante um valor mensal extra para algumas pessoas. Descubra quem tem direito!

Você já ouviu falar do Auxílio-Inclusão? Esse auxílio é destinado à pessoas com deficiências físicas, mentais, motoras ou intelectuais. Os solicitantes aprovados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passam a receber meio salário mínimo por mês.

Quem tem direito ao Auxílio-Inclusão?

Esse programa social é exclusivo para pessoas deficientes segurados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) – que engloba também idosos acima dos 65 anos de idade. Entretanto, no caso do Auxílio-Inclusão, somente quem receber o BPC por motivo de deficiência está apto para o recebimento da quantia.

Além dos beneficiários ativos do BPC, ex-beneficiários que voltaram ao mercado de trabalho, recebendo até dois salários mínimos, também tem direito ao auxílio (somado a remuneração salarial do emprego em questão). No caso de quem voltou a trabalhar, o auxílio é usado como um incentivo. A quantia que os segurados recebem é de meio salário mínimo, que corresponde a R$ 550.

Como solicitar o benefício?

O Auxílio-Inclusão pode ser solicitado de maneira inteiramente digital. Pela web, é possível acessar o site do INSS, ou baixar o aplicativo Meu INSS, disponível no Google Play para Android e na App Store para iOS. Também existe a possibilidade de ligar para o 135.

Os documentos que serão solicitados em todos os casos são CPF, documento de identidade com foto e o número do benefício. Também é preciso estar com os dados do Cadastro Único atualizados. Na seção “Consultar Pedidos”, dentro do app, o usuário poderá acompanhar o andamento do processo.

No que diz respeito a atualização do CadÚnico, o mesmo processo poderá poderá ser feito em um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) da cidade de residência. Para emitir o comprovante de atualização, o usuário deverá usar o aplicativo do Cadastro Único — disponível no Google Play, para celulares com sistema Android, e na App Store para dispositivos iOS.

Imagem: Monthira / shutterstock