Aviso de golpes no Nubank; entenda a situação
Descubra a nova ferramenta do Nubank: uma solução eficaz contra golpes via telefone. Saiba como ativar e proteger-se de fraudes!
A fim de combater uma série de golpes que vêm ocorrendo recentemente, o banco digital Nubank lançou uma ferramenta chamada “Alô Protegido”.
A saber, esta ferramenta é capaz de identificar e bloquear chamadas suspeitas que afirmam ser da central de atendimento do banco, mas que na realidade não passam de fraudes.
Isso porque clientes do Nubank e de outros bancos digitais têm sido alvo de ligações fraudulentas, que usam o nome do banco para enganar as vítimas e realizar golpes de variadas formas. Nos últimos tempos, essas ligações tornaram-se cada vez mais comuns, mesmo entre pessoas que não possuem uma conta no Nubank.
Protegendo-se de golpes relacionados ao Nubank: O que é o “Alô Protegido”?
O “Alô Protegido” foi lançado pelo Nubank para servir como uma barreira automática contra números suspeitos. Afinal, muitas vezes, os golpistas usam o número do banco para disfarçar a origem da chamada. É possível ativar essa ferramenta no próprio aplicativo Nubank, basta seguir o passo a passo:
- Entre com sua conta no app do Nubank (disponível para Android e iOS) e clique no ícone de perfil, localizado no canto superior esquerdo da tela;
- Vá para o menu “Segurança” e procure pela opção “Alô Protegido”;
- Clique para ativar e, em seguida, em “Permitir”. Isso autorizará o gerenciamento de chamadas pelo próprio aplicativo;
- Por fim, confirme o seu número e valide a proteção.
Recomendações do Banco Central para evitar golpes
Além do novo recurso do Nubank, o Banco Central tem feito algumas recomendações para a população evitar cair em golpes. Dentre as principais estão:
- Desconfiar de ligações recebidas de pessoas que alegam trabalhar para o banco e que solicitam acesso ao aplicativo instalado no seu smartphone para executar procedimentos de segurança;
- Não responder e-mails nem clicar em links ou documentos recebidos por SMS, e-mails ou apps de mensagem, que normalmente trazem informações sobre suspeitas de compra ou orientações de segurança;
- Se receber uma ligação desse tipo, não realizar nenhum procedimento a pedido do suposto atendente. Você deve entrar em contato com seu gerente ou os canais oficiais do banco para confirmar a informação.
Com essa nova ferramenta, o Nubank espera reduzir o número de golpes envolvendo sua marca e proteger seus clientes.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com