Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central autoriza compras via cartão Mastercard no WhatsApp

Saiba quais serão as mudanças na compra pelo WhatsApp depois do Banco Central autorizar transações via Mastercard.

O Banco Central (BC) autorizou, na última segunda-feira (5), uma mudança no regulamento dos arranjos relacionados aos pagamentos da Mastercard. Desse modo, a empresa dá um passo para o início da implementação do programa de pagamentos para empresas por meio do WhatsApp Pay (Facebook Pay).

Ou seja, através do recurso será possível que os consumidores comprem de empresas diretamente pelo app de mensagens, usando um cartão de bandeira Mastercard. 

O que muda no WhatsApp Pay?

Ao trocar mensagens com uma empresa no Whatsapp, o consumidor consegue escolher o produto. Além disso, é possível colocá-lo no carrinho e enviá-lo para a empresa, que finaliza o processo em sua plataforma. Portanto, o objetivo é que com a ferramenta entre pessoas e empresas, o próprio estabelecimento finalize a compra pelo próprio aplicativo. 

Vale destacar que a Visa também conseguiu a mesma autorização no mês de novembro. Assim, afirmou que tem trabalhado nos testes do serviço de pagamentos de pessoas para empresas no WhatsApp, juntamente com os emissores e credenciadores participantes. 

As próximas etapas de pagamentos nos aplicativos

Primeiramente, de acordo com a divulgação, o BC destacou que essa autorização é somente uma das etapas necessárias para liberação do programa entre pessoas físicas e jurídicas do WhatsApp Pay. 

“Os arranjos de compra continuam sobrestados até que outros requisitos regulatórios aplicáveis, especialmente aqueles relacionados a aspectos concorrenciais e não discriminatórios, tenham seu cumprimento comprovado pelas instituições envolvidas em sua implementação”, destaca o BC.

Já a Mastercard destacou que recebeu a notícia da autorização com “satisfação”. A empresa destacou, ainda que continuará trabalhando em conjunto com o regulador para disponibilizar aos clientes essa nova ferramenta. 

“A Mastercard mantém seu compromisso de tornar os pagamentos eletrônicos cada vez mais fluidos e seguros e acredita que o serviço de pagamentos por Whatsapp vai ao encontro destes objetivos”, destacou a empresa. 

Imagem: Siker Stock/shutterstock.com