Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central divulga grande comunicado sobre a chegada oficial do Pix Automático

O Banco Central divulgou nesta semana quando o seu novo serviço, o Pix Automático, será implementado no país. Confira!

Uma novidade importante vinda do Banco Central (BC) está a caminho dos brasileiros. Trata-se da implementação oficial do Pix Automático pela autoridade financeira do país. A divulgação da data se deu na última terça-feira (3).

Nesse sentido, o anúncio aconteceu em um evento do BC, a 20ª reunião plenária do Fórum Pix. Além do Pix automático, houve diversas discussões de como melhorar esse serviço de pagamentos, especialmente em relação à segurança. Saiba mais a seguir.

Banco Central confirma implementação do Pix Automático

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

O Pix Automático é o novo serviço do BC aos brasileiros que utilizam esse método de transferência. Com ele, será possível realizar pagamentos recorrentes de forma automática. No entanto, o usuário pagador deve autorizar previamente a utilização desse método.

Além disso, será possível programar os pagamentos via Pix de serviços públicos, como água, luz e telefone; assinaturas, como internet, streamings, clube e portais de notícia; mensalidades de escolas, academias, plano de saúde e condomínios; e demais serviços financeiros, como empréstimos, seguros e consórcios.

Nesse contexto, o lançamento do Pix Automático, de acordo com o BC, está previsto para acontecer em outubro de 2024. Porém, estimativas anteriores apontavam que isso aconteceria em abril do ano que vem, entretanto, por conta da complexidade desse produto, sua implementação ocorrerá em um período mais longo.

Fórum do BC discutiu outras questões

A 20ª reunião plenária do Fórum Pix também discutiu outros temas, como, por exemplo, a forma de pagamento e a segurança desse método. Além disso, debateu-se sobre a possibilidade das instituições disponibilizarem um canal de denúncias para os seus clientes em caso de fraude.

Veja também:

Caixa faz comunicado importante para as mulheres brasileiras

Por fim, discutiu-se a possibilidade de haver um cadastro obrigatório de dispositivo para a realização das transações Pix. Ainda, houve debates sobre formas de aperfeiçoar o procedimento operacional para comunicar os titulares dos dados pessoais em relação à vazamentos, por exemplo.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com