Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central faz grande anúncio sobre o Pix Automático e revela quando a função será lançada; confira

O Banco Central divulgou o cronograma completo até o lançamento do Pix Automático para os brasileiros. Saiba mais!

Os brasileiros terão uma nova forma de realizar pagamentos em breve. Trata-se do Pix Automático do Banco Central (BC). Logo, a autoridade financeira do país divulgou as datas para o lançamento desse serviço na última terça-feira (10), nas redes sociais.

Porém, há uma semana, o BC também anunciou através do seu Fórum Pix, o adiamento da data de lançamento da ferramenta. Assim, a publicação nas redes sociais confirma o que havia sido divulgado anteriormente. Saiba mais na sequência.

Lançamento do Pix Automático do Banco Central acontecerá em outubro de 2024

Celular com logo do pix, ao fundo uma tela de laptop com logo do Banco Central.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Em seu perfil oficial no X (antigo Twitter), o Banco Central anunciou o cronograma de lançamento para a entrega do Pix Automático aos brasileiros. São várias etapas, que passam desde as especificações técnicas até a publicação das regras, por exemplo, para a entrega completa do produto final em outubro de 2024.

Logo, em novembro deste ano, o BC irá trabalhar nas especificações do Pix Automático. No mês seguinte, é a vez da publicação das regras do serviço (como o regulamento do Pix e os manuais). De janeiro a agosto de 2024, o BC realizará o desenvolvimento dos sistemas. E por fim, antes do lançamento oficial em outubro, os meses de agosto e setembro estão reservados para os testes homologatórios.

Confira abaixo a postagem oficial do BC nas redes sociais sobre o cronograma.

Lançamento do Pix Automático sofreu adiamento

Durante o Fórum Pix, que juntou representantes do BC e das instituições financeiras e de pagamento, no início desse mês, houve o anúncio do adiamento da implementação desse serviço do Pix para outubro do ano que vem. Anteriormente, a previsão era para abril de 2024.

Veja também:

O que realmente irá fechar no feriado desta quinta-feira (12)?

Segundo o BC, as complexidades envolvendo o produto causaram esse ajuste na estimativa do seu lançamento. Isso porque é necessário que cada participante trabalhe na definição das estratégias comerciais das instituições financeiras que utilizarão o Pix Automático.

A ferramenta consistirá no pagamento recorrente de contas de forma automática. Basta que o cliente autorize o serviço para que os valores sejam debitados automaticamente, sem a necessidade de autorizar cada transação.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com