Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central lança novidade envolvendo os Valores Esquecidos

A partir do próximo ano, o Registrato será unificado na plataforma gov.br. Saiba mais sobre a novidade do Banco Central!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Banco Central anunciou na última quarta-feira (14) que a partir do dia 1º de fevereiro de 2023, o acesso ao Registrato será feito unicamente pela plataforma gov.br, utilizada para acesso de outros serviços do governo. O objetivo da mudança é unificar os serviços em um só lugar a fim de facilitar o acesso da população brasileira. 

Os cidadãos que ainda não têm cadastro no gov.br terão tempo para realizar. Por isso, a descontinuidade da plataforma atual ficou marcada para o próximo ano. A inscrição é gratuita e pode ser feita de maneira simples. 

Registrato do Banco Central 

O Registrato permite o acesso a diversas informações e serviços do Banco Central. A consulta de empréstimos, relacionamentos no sistema financeiro e chaves do PIX registradas são algumas delas. 

O sistema também faz a emissão de relatórios sobre os assuntos financeiros dos brasileiros. 

Sistema Valores a Receber 

O Sistema Valores a Receber (SVR) ou Valores Esquecidos, como ficou conhecido, é um dos serviços disponibilizados por meio do Registrato. Com a plataforma, os cidadãos podem consultar diversos valores que podem estar esquecidos em diferentes contas. 

Periodicamente, o governo libera essas quantias para que os cidadãos possam realizar o saque. Neste momento, os brasileiros aguardam a próxima rodada de pagamentos. 

Com a migração dos serviços da plataforma, a consulta do SVR poderá ser feita também pelo gov.br. 

Registrato e gov.br 

Segundo dados do Banco Central, de fevereiro a junho deste ano, os cidadãos preferiram a plataforma gov.br para a consulta de informações mesmo quando havia outras opções. 

Serviços como Fale Conosco, Protocolo Digital e Registro Declaratório Eletrônico foram amplamente usados por meio do gov.br. 

Com a mudança para o próximo ano, os brasileiros poderão acessar somente o gov.br e encontrar todas as informações e serviços em apenas um lugar. 

Até que a desativação do login do Registrato seja substituída pelo login na plataforma do governo, o Banco Central garante que usará todos os canais de comunicação oficial a fim de informar a população sobre as alterações. 

Ao longo dos próximos meses, os brasileiros podem continuar usando o Registrato mas, o BC afirma que usará esse tempo para incentivar as pessoas físicas e jurídicas a migrarem para o gov.br

Criar conta no gov.br 

Para se cadastrar no gov.br é bem simples. Basta acessar o site ou aplicativo com o CPF em mãos e seguir as instruções da plataforma. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Arnaldo Jr/shutterstock.com