Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central revela banco líder de reclamações no Brasil; confira

Um levantamento do Banco Central mostrou qual é o banco líder de reclamações no Brasil ao longo do ano de 2023 Confira!

O Banco Central (BC) divulgou nesta quinta-feira (25) qual foi ao banco líder de reclamações no Brasil ao longo do ano de 2023. Logo, o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan encerrou 2023 na liderança desse ranking.

Com uma base de clientes de gira em torno de 23,2 milhões, o grupo registrou 34,11 pontos no ranking, considerando 791 reclamações procedentes. Continue a leitura para mais informações!

Conglomerado BTG Pactual/Banco Pan é líder de reclamações no Brasil

Celular na horizontal mostrando logo do banco BTG Pactual. Ao fundo, tela mostrando site da empresa.
Imagem: Wirestock Creators / Shutterstock.com

Ainda no ranking dos bancos líderes de reclamações no Brasil, o Pagbank-Pagseguro ficou em segundo lugar com 20,35 pontos, seguido pelo Bradesco com 18,96 pontos, Inter com 18,61 pontos e C6 Bank com 15,23 pontos.

Sendo assim, o levantamento do Banco Central leva em conta o número de reclamações e as quais são consideradas procedentes. O total de clientes de cada instituição financeira também entra no cálculo. Logo, toma-se como base as reclamações que os usuários fazem nos canais de atendimento de cada instituição financeira.

Ademais, há um segundo ranking, que engloba outros bancos, financeiras e instituições de pagamentos com mais de trinta reclamações procedentes no trimestre. Logo, essa lista tem a liderança do Banco Inbursa, que registrou 821,07 pontos. Em seguida, aparecem instituições como Master (255,46 pontos), Pine (218,41 pontos), Agibank (145,87 pontos) e Iugu Instituição de Pagamento S.A. (112,35 pontos).

Quais são as maiores causas de reclamações?

O Banco Central também listou as reclamações mais frequentes por assunto. No topo da lista estão as queixas acerca de integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com total de 1.934 reclamações.

Veja também:

Casas à venda por menos de 1 real: saiba onde comprar

Dessa forma, em segundo lugar, aparecem também reclamações sobre irregularidades da mesma natureza, mas que não incluem cartões de crédito ou débito, internet banking, ATM, operadoras de crédito e credenciadoras. Nesses quesitos, totalizou-se o número de 728 queixas.

Imagem: fizkes / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital