Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

URGENTE: Banco do Brasil e Caixa desistem de sair da Febraban

Febraban publicou um comunicado em que afirmava não ter mais vínculo com o documento da Fiesp. 

0

A polêmica terminou! O Banco do Brasil (BB) e a Caixa desistiram de sair da Febraban. No último final de semana, os dois bancos públicos haviam ameaçado deixar a entidade se ela assinasse o manifesto da Fiesp em defesa da democracia. Em suma, os bancos alegavam que o manifesto tinha teor político e criticava a atual gestão do Brasil.

Febraban nega ataque ao governo Bolsonaro através do manifesto

Banco do Brasil e Caixa desistem de sair da Febraban

A decisão de seguir na entidade ocorreu na última quinta-feira (2), depois de uma reunião no Palácio do Planalto com o presidente Jair Bolsonaro. Os dirigentes dos bancos e outros ministros participaram do evento. Entretanto, a decisão só ocorreu depois que a Febraban publicou uma nota em que afirmava não ter mais vínculo com o documento da Fiesp. 

Seja membro

O comunicado da Febraban, divulgado na última quinta-feira (2), reafirma o apoio ao conteúdo do texto da Fiesp. Além disso, ela diz que cumpriu “seu papel ao se juntar aos demais setores produtivos do Brasil num pedido de equilíbrio e serenidade, elementos basilares de uma democracia sólida e vigorosa”. Entretanto, a Febraban não vai mais assinar o texto e considera o assunto encerrado. 

“A Febraban avalia que, no seu âmbito, o assunto está encerrado e com isso não ficará mais vinculada às decisões da FIESP, que, sem consultar as demais entidades, resolveu adiar sem data a publicação do manifesto”. Além disso, a nota diz que a Febraban “manifesta respeito pela opção do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, que se posicionaram contrariamente à assinatura do manifesto”.

Diante disso, a polêmica que envolvia os bancos acabou. Em suma, o BB afirmou que reconhece o esforço dos envolvidos na busca por soluções e que o episódio reforça o papel da Febraban. De acordo com Fausto Ribeiro, presidente do BB: “chegamos a um entendimento que é fruto de discussões respeitosas entre as partes. E que não inibe a livre expressão de qualquer membro da Federação. O comunicado da Febraban, por um lado, reafirmou sua convicção pelo conteúdo pacífico e equilibrado do manifesto. E por outro, acena ao BB e à CEF quando registra a desvinculação do movimento liderado pela FIESP, contribuindo para a solução do impasse”.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: portal.febraban.org.br

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.