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Banco do Brasil esclarece publicidade em site que espalha fake news

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Banco do Brasil esclarece sobre publicidade em site de fake news em nota oficial divulgada na última quinta-feira (28). No dia anterior, quarta-feira (27), o Tribunal de Contas da União (TCU) determinou que o banco suspenda os contratos de publicidade. As recomendações valem para publicidade em sites, blogs, portais e redes sociais.

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Banco do Brasil esclarece publicidade em site que espalha fake news

Uma nota de esclarecimento foi divulgada pelo BB na última quinta-feira (28), depois que o TCU determinou que o banco realizasse a suspensão de contratos de publicidade com sites, blogs, portais e redes sociais. Isso porque o banco estaria realizando este tipo de publicidade em páginas que disseminam fake news.

O banco esclarece como acontecem os investimentos

“Tendo em vista notícias que têm sido veiculadas e que fazem referência à decisão do Tribunal de Contas da União, o Banco do Brasil esclarece que:

Qualquer veiculação de publicidade e propaganda do BB é realizada por meio de agências de publicidade contratadas por licitação pública, conforme Leis ns. 12.232, de 2010 e  13.303, de 2016, que por sua vez contratam ferramentas de mídia programática responsáveis por impulsionar campanhas mercadológicas. 

Cabe a essas ferramentas de mídia programática a alocação de conteúdo nos veículos digitais e páginas na internet que serão utilizadas para cada campanha, de acordo com o perfil de público pretendido, respeitando-se, sempre, os interesses mercadológicos, princípios da marca e de ética do BB.”

Campanhas do Banco do Brasil impulsionam anúncios em 10 mil páginas em média

A nota segue e informa que “são feitos em média, anúncios em 10 mil páginas distintas na internet para cada campanha do BB”. Depois de analisar estes anúncios, o banco concluiu que os valores médios destinados a cada site é relativamente baixo. 

“Como exemplo, em relação ao site Jornal da Cidade Online, que foi tema de matérias recentemente publicadas pela imprensa, o valor de mídia adquirido desde janeiro de 2019 totaliza R$ 2.856,06”, esclarece a nota.

Suspensão de anúncios e retirada da suspensão

O Banco do Brasil esclarece também que depois dos alertas recebidos na terça-feira (19), o banco optou por suspender o anúncio no site em questão. “Cabe esclarecer que na última terça-feira, dia 19, após alertas recebidos em ambiente virtual, o BB optou por solicitar à ferramenta contratada, por precaução, a suspensão do anúncio no referido site e verificar denúncias relacionadas à veiculação de notícias falsas, o que poderia contrariar princípios éticos do BB”.

Mas depois de realizar análise técnica, o BB decidiu rever a suspensão. “O BB considerou em sua decisão as políticas declaradas pela própria ferramenta de impulsionamento que não permitem a veiculação de anúncios em sites que façam declarações falsas, disseminem conteúdos enganosos ou omitam informações. Ademais, a própria ferramenta estabelece como sua missão oferecer aos seus usuários informações confiáveis, bem como se compromete a agir diariamente para minimizar conteúdos que violem suas políticas e impedir ação de pessoas mal intencionadas em sua rede”, afirma o banco na nota oficial.

Banco do Brasil esclarece também sobre as diretrizes de marca

Segundo a nota divulgada: “O BB acrescenta que suas diretrizes de marca vedam qualquer exposição em páginas que veiculam conteúdo ilegal, que evidenciem preconceito ou discriminação de qualquer espécie, relacionados à atividades com má reputação ou que de qualquer forma ferem os princípios éticos da Companhia. Estas diretrizes devem ser cumpridas por qualquer contratado, direto ou indireto. Ainda assim decidiu-se iniciar um estudo interno para aprimorar critérios para exibição da marca em veículos digitais”.

O Banco do Brasil esclarece, também, que não incentiva a disseminação de fake news. Além disso, não condiciona uma propaganda exibida com o conteúdo divulgado por qualquer veículo de comunicação. “O BB respeita, por definição, a liberdade editorial dos veículos em que exibe suas campanhas comerciais, desde que respeitados limites éticos e diretrizes da marca”, acrescenta a nota.

Na nota, o BB afirma que preza pela transparência quanto a seus investimentos em comunicação

O banco faz acompanhamento permanente dos investimentos em comunicação com indicadores de desempenho e objeto de verificação por parte de órgãos de controle do BB. Adicionalmente, o Banco do Brasil esclarece e divulga link para os cidadãos. “Todo o dispêndio em publicidade e mídia da Instituição encontra-se à disposição de qualquer cidadão, no seguinte link: https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/compras,-contratacao-e-venda-de-imoveis/compras-e-contratacoes/servicos-de-publicidade#/”, informa o BB.

Por isso, o BB afirma que “preza pela ampla transparência, prestação de contas adequada e cordial interação com todos os órgãos fiscalizadores e reguladores, sempre no afã de proteger o patrimônio público e em respeito aos princípios constitucionais da Administração Pública. Eventuais recomendações de aprimoramento e melhoria são sempre bem-vindas para o fortalecimento da Instituição”, diz a nota divulgada no dia 28 de maio.

Por fim, o banco se mostra aberto a prestar esclarecimentos, além dos contidos nesta nota na qual o BB esclarece publicidade relacionada a fake news. “Até o momento, o BB não recebeu qualquer notificação do Tribunal de Contas da União a respeito das notícias veiculadas, e tão logo seja oficialmente notificado, prestará os necessários esclarecimentos, bem como cumprirá as determinações emanadas da Corte de Contas”, afirma a nota.

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Imagem destacada: rafapress / Shutterstock.com

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