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BB já tem 1,3 milhão de clientes no seu Open Banking

BB conquista a marca de 1,3 milhão de clientes em seu Open Banking. Apenas no terceiro trimestre de 2022, foram 300 mil novos usuários.

O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta semana que já possui um total de 1,3 milhão de clientes no seu Open Banking. Essa modalidade permite que seus usuários compartilhem dados financeiros de outros bancos e instituições financeiras, de espontânea vontade, com o Banco do Brasil.

Apenas no terceiro trimestre deste ano, foram 300 mil correntistas a mais aderindo ao sistema. Então, para saber mais sobre o Open Banking e como funciona a sua adesão para o BB, confira o texto a seguir.

Open Banking traz vantagens para os clientes do Banco do Brasil

De acordo com Karen Machado, gerente de Open Finance no Banco do Brasil, do total de clientes que já participam hoje do Open Banking, ou seja, compartilham informações de outros bancos com a estatal, 80% já receberam pelo menos uma oferta personalizada de produtos e serviços do banco. Isso significa que o consentimento para participar do Open Banking realmente traz benefícios aos clientes.

Segundo o Banco do Brasil, a ideia de compartilhar seus dados e histórico financeiro de outros bancos é justamente trazer essa maior personalização dos serviços e diversidade nas movimentações. Isso traz também mais autonomia ao cliente, que pode decidir quando e com quem compartilhar seus dados.

Quanto à questão de segurança, vale dizer que o BB já conquistou sua certificação FAPI OpenID. Isso significa que todos os padrões de proteção exigidos pela implementação do Open Finance estão sendo seguidos pelo banco. O objetivo é que, ao ter acesso a mais informações sobre a vida financeira do cliente, o banco possa pensar em ofertas e produtos que realmente atendam às necessidades do usuário.

Recurso permite que a plataforma analise seu histórico financeiro com outros bancos

Assim, ao compartilhar seus dados a partir do Open Finance, o Banco do Brasil consegue ter uma visão ampla sobre seu histórico com outras instituições. Isso pode tornar mais segura a decisão de oferecer crédito, por exemplo. Isso também permite ao banco entregar produtos e serviços que tenham mais a ver com você.

Por fim, segundo a gerente do BB, o WhatsApp é a próxima jornada para o Banco do Brasil no Open Finance. Isso porque hoje em dia a instituição já oferece a parte da geração de consentimento e iniciação de pagamento. Isso acontece por meio de um bot, no WhatsApp, que facilita bastante o processo.

Agora, o objetivo é levar outras jornadas do Open Banking ao aplicativo de mensagens, tornando esse um novo e importante canal entre banco e cliente. Se você tiver mais dúvidas sobre a questão do Open Banking no Banco do Brasil, acesse a página da instituição!

Imagem: Sulastri Sulastri/shutterstock.com