Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos podem encerrar conta de quem tem CPF cancelado ou irregular

A Caixa costuma dar um prazo de 90 dias para o cliente regularizar a sua situação antes de encerrar a conta.

De acordo com uma regulamentação do Banco Central (BC) de 2019, os principais bancos do Brasil devem encerrar as contas contas correntes e as poupanças de alguns clientes. Em suma, quem tiver o CPF irregular, nulo ou cancelado junto à Receita Federal vai perder a sua conta. Nos últimos meses, o cancelamento das contas tem aumentado, o que sem dúvida gera muitas reclamações dos usuários. 

Procon quer criar limite de R$ 500 por mês no Pix

Bancos podem encerrar conta de quem tem CPF cancelado ou irregular

No Brasil, o CPF irregular pode trazer várias dificuldades e até mesmo limitar o acesso a alguns serviços. Por exemplo, quem está com o documento irregular não pode tirar passaporte, abrir uma conta ou financiar um imóvel. 

O Santander afirmou que encerra as contas, enquanto que a Caixa disse que dá um prazo de 90 dias para o cliente regularizar a sua situação antes do banco encerrar a conta. Por outro lado, o Itaú afirmou que atende as normas do Banco Central, porém avisa o cliente antes de realizar o procedimento. Já o Bradesco e o Banco do Brasil não se pronunciaram sobre o tema. 

Em suma, as instituições financeiras devem comunicar ao cliente a rescisão do contrato, além de ofertar um prazo de até 30 dias corridos para que o cliente se regularize. Após o encerramento da conta, o saldo disponível deve seguir à disposição do titular. 

O CPF pode ficar irregular quando o contribuinte não declara o Imposto de Renda pelo menos uma vez nos últimos 5 anos; ou ainda, quando o seu cadastro está errado ou incompleto. Ao deixar de votar e não regularizar a situação, o CPF também fica irregular. Sendo assim, quem está com problemas no CPF não pode:

  • Abrir ou movimentar uma conta corrente, poupança ou digital;
  • Pedir crédito ou contratar um financiamento;
  • Tirar passaporte;
  • Participar de concursos públicos;
  • Ganhar aposentadoria;
  • Comprar ou vender imóveis;
  • Receber um prêmio de loteria.

Dessa forma, para evitar reclamações dos clientes com o CPF cancelado ou irregular, vários bancos adiam a suspensão de contas. Até o momento, o Banco Central não informou qual vai ser a punição para as instituições que atrasam o processo. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com