Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Original lança novo tipo de empréstimo

O Original, primeiro banco digital completo, anuncia o lançamento de um novo produto de crédito: o Antecipa Original FGTS, que permite antecipação do saque-aniversário.

De maneira 100% digital, o cliente tem acesso ao adiantamento dos valores que seriam disponibilizados para o saque aniversário em até 7 anos, com taxas de 1,99% para todos os clientes, independente do perfil. Saiba tudo sobre a novidade a seguir!

É provável que você também goste:

Banco do Povo libera empréstimo de até R$ 5.000 para negativados

Empréstimo do PicPay: confira os valores disponíveis e como funciona

Nubank tem 10 vezes mais clientes de empréstimos que o Inter

Afinal, como ter acesso a esse novo tipo de empréstimo do Banco Original?

Para ter acesso ao novo produto, o cliente deve entrar no app do Original, acessar o menu “empréstimos” e escolher a opção “Empréstimo FGTS”. Em seguida, deve seguir as instruções e optar pela modalidade Saque-Aniversário, além de autorizar o banco a consultar o saldo disponível no app FGTS. Ao seguir o processo, é possível realizar a simulação e usufruir do benefício. A solicitação para aderir pode ser realizada sem restrição de dia ou horário.

Assim que o cliente requisitar a antecipação do saque-aniversário, o Original depositará o valor contratado em sua conta de maneira rápida. Assim, o usuário não precisará esperar o mês do seu aniversário para poder resgatar o valor, além de adiantar a quantia dos próximos anos. Outra vantagem é que o cliente não compromete seu orçamento mensal – usando um dinheiro que estava parado -, já que o pagamento é realizado pelo próprio FGTS, que paga anualmente.

De acordo com Rafael Carelli, Head de Cartões e Empréstimos do Banco Original, a oportunidade de utilizar um dinheiro que está parado e cujo pagamento não compromete o orçamento familiar, faz com que a antecipação do saque-aniversário do FGTS seja uma excelente alternativa.

“O cliente é o centro das estratégias do Original. O lançamento visa oferecer o acesso aos benefícios, com uma experiência muito mais fluida e humanizada; além de, por ser um crédito com garantia, oferece taxas mais competitivas, ampliando o acesso, sem comprometer outras linhas. Somado a isso, trouxemos diferenciais importantes como a mesma taxa de juros para todos os clientes e a opção de um atendimento humano e personalizado durante a jornada de contratação.”

Rafael Carelli, Head de Cartões e Empréstimos do Banco Original

Em contexto econômico desafiador, no qual 76,3% das famílias brasileiras terminaram o ano de 2021 endividadas, a antecipação se mostra uma opção interessante, inclusive para a regularização de pendências financeiras. Lançado em abril de 2020, com o objetivo de injetar mais dinheiro na economia, o Saque Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) já foi utilizado por mais de 21 milhões de trabalhadores, injetando mais de R$ 31 bilhões na economia.

Como funciona o saque-aniversário do FGTS

Desde 2019, o trabalhador com saldo no FGTS pode sacar anualmente, em seu mês de aniversário, um percentual de seu saldo no fundo, acrescida de uma parcela adicional, de acordo com uma tabela estabelecida pelo Governo. O interessado pode consultar o saldo das suas contas pelo aplicativo do FGTS ou pelo site da Caixa, informando seus dados cadastrais no portal do governo.

Depois de verificar o saldo, o consumidor pode informar que prefere a opção pelo saque-aniversário. O prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso à parte do saldo depositado no ano corrente termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador.

Após confirmar a modalidade, o consumidor pode pedir a antecipação do crédito. Ao fazer a contratação, o valor será bloqueado de sua conta do FGTS para ser debitado futuramente, sempre no mês de seu aniversário.

Importante: quem aderir ao saque-aniversário perde o direito de resgatar os recursos em caso de demissão sem justa causa, passando a receber apenas a multa de 40% sobre o saldo do Fundo. Entretanto, continua com o direito de resgatar o FGTS nas demais modalidades previstas em lei, como para a compra de imóveis ou em caso de doenças raras.

Caso resolva sair do saque-aniversário e voltar para a modalidade tradicional, chamada agora de saque-rescisão, o consumidor ou cliente da instituição financeira terá de cumprir uma carência de dois anos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com