Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco PAN, PagBank e Bradesco lideram ranking de reclamações do Banco Central; saiba mais

Foi publicado na última quinta-feira o ranking de reclamações do Banco Central. Saiba mais informações sobre o levantamento!

O ranking de reclamações do Banco Central (BC), publicado na última quinta-feira (26), revelou quais são as instituições financeiras que mais têm problemas nesse quesito. Logo, o conglomerado BTG Pactual/Banco PAN, PagBank e Bradesco ficaram com as primeiras posições.

Dessa forma, o levantamento se refere ao quarto trimestre do ano passado. Saiba mais informações sobre esse esses números na sequência!

Divulgado ranking de reclamações do Banco Central

A imagem mostra a placa do Banco Central do Brasil.
Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com

O conglomerado financeiro BTG Pactual e Banco Pan encerrou o ano de 2023 em primeiro lugar no ranking de reclamações do Banco Central. Portanto, com uma pontuação de 34,11 pontos e 791 reclamações consideradas procedentes numa base de 23,2 milhões de clientes, o conglomerado superou outras empresas de grande porte.

Na sequência, aparece o Pagbank, que ocupou a segunda posição com 20,35 pontos, seguido de Bradesco, com 18,96 pontos, Inter, com 18,61 pontos e C6 Bank, com 15,23 pontos. Assim, o ranking é elaborado por meio de um indicador criado pelo próprio Banco Central, através das reclamações realizadas pelos consumidores em canais oficiais de atendimento da autarquia.

Veja também:

Benefício para alunos do ensino médio será de R$ 2 mil

Dessa forma, com base nas informações, o BC estabelece um índice que contempla o número total de reclamações, as consideradas procedentes e a quantidade de clientes de cada instituição financeira.

Quais são as principais reclamações?

Sendo assim, de acordo com o BC, a principal categoria de reclamações diz respeito à integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito, com um total de 1.934 reclamações.

Logo em seguida, são as irregularidades da mesma natureza, mas excluindo operações de cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito, que receberam 728 reclamações. O ranking completo de reclamações do Banco Central é o seguinte:

  1. BTG Pactual/Banco Pan;
  2. PagBank/PagSeguro;
  3. Bradesco;
  4. Inter;
  5. C6 Bank;
  6. Santander;
  7. Caixa Econômica Federal;
  8. Neon;
  9. Original;
  10. Itaú;
  11. Nubank;
  12. Votorantim;
  13. Banco do Brasil;
  14. Mercado Pago;
  15. Ame Digital.

Imagem: Jo Galvao / shutterstock.com