Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, os bancos digitais e as fintechs são confiáveis ou não?

Entenda por que as fintechs podem ser uma opção segura para você investir o seu dinheiro.

As fintechs e os bancos digitais estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. Inclusive, há dados que apontam que elas têm mais popularidade que os bancões tradicionais. Apenas em maio, os apps de fintechs tiveram 4 vezes mais downloads do que os app de bancos tradicionais. Mas será que as fintechs e os bancos digitais são realmente confiáveis? Descubra a seguir.

92% dos pequenos e médios empresários não conseguem empréstimo por problemas de documentação

Afinal, os bancos digitais e as fintechs são confiáveis ou não?

Apesar da popularidade dos bancos digitais e das fintechs, há muitas pessoas que não aderem aos mesmos por preocupações com a segurança. E sabemos que incidentes já ocorreram no passado e ninguém está livre de que ocorram novamente, inclusive nos “bancões”. 

Diante disso, é normal o receio sobre um possível vazamento de dados, ou ainda, o que pode acontecer com o dinheiro guardado, se a instituição quebrar. De acordo com uma pesquisa da MUV, em parceria com a Power-Fi, 82% dos entrevistados não confiam em fintechs. Inclusive, os clientes que têm uma conta em bancos digitais também têm desconfianças e, por isso, mantêm o seu dinheiro nos “bancões”.  

Entretanto, como já dito acima, existem riscos tanto nos bancos digitais quanto nos tradicionais. Diante disso, confira a seguir motivos que fazem os bancos digitais e as fintechs tão seguros quanto os “bancões” do Brasil.

1 – Controle do Banco Central

Independemente do que for, fintech ou banco digital, todos devem se adequar às regulamentações do Banco Central e do Conselho Monetário Nacional (CMN). Em suma, os órgãos fazem várias exigências antes de liberar o funcionamento, inclusive quesitos que envolvem a proteção digital das transações e dos dados dos usuários devem ser cumpridos. 

2 – Proteção de dados

A proteção de dados é algo extremamente importante em todo o mundo, e nos bancos digitais e nas fintechs sem dúvida não é diferente. Em suma, todo pagamento costuma ocorrer por meio de recursos como uma autenticação biométrica ou algo semelhante. Além disso, as instituições confiáveis fazem o uso de protocolos de navegação seguros, como o “HTTPS”, no qual as informações são criptografadas para evitar possíveis interceptações e ataques cibernéticos.

3 – Migração do banco tradicional para digital

Até mesmo os usuários dos “bancões” andam tendo vivências digitais. Afinal, a digitalização dos serviços bancários é um caminho constante e inevitáveis. E assim, todas as instituições estão aderindo. Exemplo disso são o Banco do Brasil e o Santander, que disponibilizam ofertas e benefícios exclusivos para usuários do app ou do internet banking. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock.com